Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Forças policiais estão sendo investigadas, afirma secretário de Segurança Pública do DF sobre 8/1

Em entrevista à Record TV e ao R7, Sandro Avelar disse ainda que trabalha para solucionar o déficit de pessoal na PMDF

Brasília|Yuri Achcar, da Record TV, e Kelly Almeida, do R7, em Brasília

O secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar
O secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar O secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar

Em entrevista à Record TV e ao R7, nesta quinta-feira (2), o recém-empossado secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, disse que as unidades policiais acionadas para conter a ação de vândalos em 8 de janeiro estão sendo investigadas para apurar falhas e eventuais omissões. Assista aos principais trechos:

"Em 2013, foram vários os epsiódios com manifestantes em um número muito maior do que esse 8 de janeiro, e a Polícia Militar se portou muito bem, e nada de mais grave aconteceu naquelas oportunidades. Acho que é preciso verificar se foram usados os meios necessários, as unidades que têm competência para lidar com esse tipo de manifestação — o que, aparentemente, não aconteceu no dia 8 de janeiro e deu ensejo a esses fatos lamentáveis, que são objeto de apuração."

Ele disse ainda que há um déficit na Polícia Militar do DF, e que vai trabalhar para solucioná-lo. "Pra cada concurso que a gente faz pra colocar dois mil policiais dentro da corporação tem uma quantidades às vezes maior de pessoas que estão indo pra reserva dentro do mesmo período. Então são considerações que a gente tem que fazer até pra buscar soluções que sejam realmente viáveis para o Distrito Federal e para o Brasil", afirmou.

Perfil

Sandro Avelar é delegado da Polícia Federal desde 1999, onde foi secretário-executivo, número 2 da corporação. Ele atuou como secretário de Segurança do DF entre 2011 e 2014, durante a gestão de Agnelo Queiroz (PT). Bacharel em direito pela Universidade de Brasília (UnB), já exerceu o cargo de diretor do Sistema Penitenciário Federal no Ministério da Justiça e Segurança Pública e liderou o combate ao crime organizado na Superintendência da Polícia Federal no DF.

Até ser nomeado diretor-executivo da PF, Avelar estava como adido em Londres, no Reino Unido. Ele também foi coordenador-geral de recrutamento e seleção da Academia Nacional de Polícia (ANP) e integrou a Comissão da Reforma do Código de Processo Penal no Senado Federal. Foi eleito presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) em 2006 e reeleito para o cargo, que ocupou até 2010.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.