França deixa Portos e Aeroportos para chefiar ministério que cuidará de Micro e Pequenas Empresas
A pasta ainda não tem nome definido e foi anunciada por Lula no fim de agosto; o novo ministério será o de número 38 do governo
Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília
Pela reforma ministerial anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira (6), o ministro Márcio França deixou o Ministério dos Portos e Aeroportos, que será comandado por Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), e vai chefiar uma pasta que cuidará de micros e pequenas empresas e que ainda não tem nome definido.
O ministério que será comandado por França foi anunciado por Lula no fim de agosto. Na época, o Palácio do Planalto informou que a pasta se chamaria Pequena e Média Empresa, das Cooperativas e dos Empreendedores Individuais e tinha como objetivo buscar incentivar o setor com a concessão de crédito e oportunidades.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Durante as negociações, França teria resistido inicialmente a assumir a pasta que ainda vai ser criada. Para destravar a reforma ministerial, Lula jogou o problema para o vice-presidente, Geraldo Alckmin, que conversou com o aliado.
França queria a nova pasta mais robusta, com trabalhos relacionados ao empreendedorismo. No entanto, a questão continua indefinida. Atualmente, as atribuições desse ministério estão sob o guarda-chuva de Alckmin, à frente do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
A nova pasta será a de número 38 do governo Lula. A mudança precisa da aprovação do Congresso Nacional, e ainda não há data de envio da matéria com a sugestão para a criação.