Fronteira Brasil-Venezuela ‘nunca foi tão tranquila’, diz ministro da Defesa: ‘Como se fosse feriadão’
Governo Lula fez ao menos duas reuniões emergenciais para discutir situação no país vizinho; Maduro foi capturado pelos EUA
Brasília|Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília

O ministro da Defesa, José Múcio, afirmou neste sábado (3) que a situação da fronteira entre Brasil e Venezuela “nunca foi tão tranquila” — mesmo após a captura e prisão de Nicolás Maduro pelos Estados Unidos.
“A situação na fronteira nunca foi tão tranquila como está hoje, movimento mínimo. É como se fosse um grande feriadão. Até o movimento de automóveis é o mínimo possível, de maneira que está tudo calmo. As fronteiras estão abertas, não há nenhuma restrição”, declarou a jornalistas, após a segunda reunião de emergência do governo de Luiz Inácio Lula da Silva para discutir o assunto.
A cidade brasileira com fronteira terrestre direta mais relevante com a Venezuela é Pacaraima, situada em Roraima. O município faz limite com a cidade venezuelana de Santa Helena de Uairén e concentra o principal ponto de passagem e de fluxo migratório entre os dois países.
Além de Pacaraima, outros municípios roraimenses também integram a faixa de fronteira, mas com menor movimento em áreas urbanas.
Ao todo, a fronteira Brasil-Venezuela estende-se por cerca de 2.199 km. A linha separa os estados brasileiros de Roraima e Amazonas dos estados venezuelanos de Amazonas e Bolívar.
“Estamos só de plantão, para ver se surgem novos acontecimentos. Só isso”, completou Múcio, ao lado da ministra substituta das Relação Exteriores, Maria Laura da Rocha.
Ela informou que o governo segue acompanhando a situação da comunidade brasileira na Venezuela. Segundo os dados mais recentes do Itamaraty, de 2023, há 11.500 brasileiros que vivem no país vizinho.
“A movimentação na fronteira do Brasil com a Venezuela segue tranquila e sob monitoramento. A embaixada em Caracas segue acompanhando com atenção, não apenas o desenrolar dos acontecimentos, mas também a situação da comunidade brasileira naquele país, não havendo qualquer relato de vitimas ou feridos na comunidade brasileira. Inclusive, temos a informação de que 100 brasileiros que estavam em turismo saíram tranquilamente, com atuação da nossa cônsul-geral da fronteira”, destacou Maria Laura.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp















