Edital seleciona projetos de combate à corrupção
Agência Brasília/Carolina Lobo - ArquivoO Fundo Distrital de Combate à Corrupção do Distrito Federal publicou, nesta quinta-feira (5), o edital que vai selecionar projetos de combate a irregularidades na administração pública. Ao todo, a iniciativa vai destinar R$ 450 mil para a sociedade civil para estratégias de prevenção à corrupção, auditoria pública, ouvidoria e controle social como medidas de transparência, além de outros R$ 300 mil para iniciativas de reparação de danos imateriais coletivos e ações educativas de conscientização.
Veja também
Presidente do Fundo, o procurador do DF Hugo Fidelis afirmou que a medida é uma forma inovadora de garantir o engajamento da população. “Representa uma importante iniciativa de incentivar que a sociedade, tantas vezes vítima de atos de corrupção, tenha mais voz e possa trazer projetos, ações e ideias que, subsidiados ou incentivados pelo próprio poder público, tragam maior participação social e democratização na construção de ideias e soluções para se combater a corrupção”, declarou.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Fidelis explicou que este é o primeiro edital publicado pelo Fundo, que pretende fortalecer a aproximação dos órgãos reguladores com a sociedade. Criado em 2019, o órgão é gerido pelo Conselho de Administração composto pela Controladoria-Geral do DF (CGDF), Procuradoria-Geral (PGDF), Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Polícia Civil e entidades civis.
Segundo ele, a publicação do edital é um passo fundamental para que os projetos do Fundo comecem a funcionar "com mais força e fluidez".