GDF apresenta novas câmeras de videomonitoramento que serão instaladas em todo o DF
Equipamentos têm capacidade de aproximação 35 vezes maior que os convencionais
Brasília|Do R7, com informações da Agência Brasília

As novas câmeras de videomonitoramento, que serão instaladas em todo o Distrito Federal até dezembro - com funções como identificar placas de veículos a distância, fazer contagem de pessoas e sensor térmico -, foram apresentadas nesta sexta-feira (9) à imprensa pela Secretaria de Segurança Pública.
De acordo com o secretário do órgão, Sandro Avelar, as oito câmeras apresentadas na Subsecretaria de Modernização e Tecnologia fazem parte do total de 1,6 mil que serão instaladas nos pontos de maior incidência criminal – a previsão é que 835 estarão em funcionamento a partir deste ano, e as 765 restantes, até o final de 2014.
— Temos certeza que o sistema de videomonitoramento irá atuar tanto de forma preventiva quanto repressiva no combate à criminalidade, como, por exemplo, identificar um autor de estupro ou flagrar um autor de roubo de veículo.
TCDF libera compra de câmeras de vigilância para cidades do DF
Os equipamentos têm capacidade de aproximação de imagem 35 vezes maior do que as câmeras convencionais, o que facilitará o reconhecimento facial e a identificação das placas de veículos que tenham sido furtados.
As câmeras com sensor térmico serão utilizadas principalmente nas áreas de proteção ambiental, com o objetivo de detectar focos de incêndio quando estiverem no início para alertar o Corpo de Bombeiros.
Apesar de os aparelhos contribuírem para o monitoramento nos grandes eventos que Brasília receberá, como a Copa do Mundo, o secretário destacou que "a instalação das 835 câmeras não visam apenas isso, e sim a redução da criminalidade em todas as regiões do Distrito Federal".
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, os 835 aparelhos instalados ao longo deste ano fazem parte da primeira fase da licitação, orçada em aproximadamente R$ 26 milhões.















