Toda a população com mais de 6 meses de idade poderá receber a vacinação contra gripe (influenza) no Distrito Federal a partir desta segunda-feira (15), segundo anúncio da Secretaria de Saúde. A imunização será oferecida em 120 unidades de saúde. A vacina contra gripe aplicada em 2023 é do tipo trivalente, que protege contra três vírus diferentes.
O Ministério da Saúde explicou que a vacina contra a gripe estava sendo aplicada apenas no público prioritário. A ampliação da vacinação tem o intuito de expandir a cobertura vacinal contra a doença antes do inverno, quando as infecções respiratórias tendem a aumentar.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
A pasta reforça que a imunização reduz os casos graves provocados pela doença, sobretudo em pessoas com problemas de saúde e idosos, prevenindo hospitalizações e mortes e a sobrecarga nos serviços de saúde. Até o fim de abril, pelo menos 253 mortes por gripe foram confirmadas no país.
A vacina da gripe é fabricada com vírus inativados, que não provocam a doença em quem é imunizado. A composição e a concentração de antígenos são atualizadas todos os anos conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). O imunizante pode ser administrado simultaneamente com outras vacinas do calendário nacional.