Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Gilmar Mendes assiste a julgamento de Bolsonaro na primeira fila

Cármen Lúcia é primeira a votar nesta quinta (11) e pode formar maioria para condenar réus

Brasília|Yumi Kuwano e Victoria Lacerda, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Gilmar Mendes assiste ao julgamento de Bolsonaro na primeira fila do STF.
  • Cármen Lúcia é a primeira a votar e pode formar maioria para condenar os réus.
  • Até o momento, o placar está 2 a 1 a favor da condenação de Jair Bolsonaro.
  • A ministra rejeitou pedidos das defesas para revisar pontos do julgamento.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Decano do STF entrou por ala reservada a ministros para assistir ao julgamento
Decano do STF entrou por ala reservada a ministros para assistir ao julgamento Gustavo Moreno/STF/11-09-2025

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), acompanha presencialmente o voto da ministra Cármen Lúcia na Primeira Turma da Corte no julgamento da ação penal que analisa a trama golpista após as eleições de 2022. Gilmar entrou por uma área restrita, sem ter contato com jornalistas.

Sentado na primeira fila, próximo a Alexandre de Moraes, o decano faz parte da Segunda Turma, por isso não integra o grupo de cinco ministros que analisa a trama golpista.


Leia mais

O ministro acompanha atentamente o voto de Cármen Lúcia, que é decisivo, podendo formar maioria para condenar Jair Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe.

Com placar 2 a 1, até o momento, o relator, Alexandre de Moraes, e Flávio Dino votaram pela condenação do ex-presidente. Luiz Fux divergiu e votou para absolver o réu.


A ministra rejeitou os pedidos feitos pelas defesas dos réus para que alguns pontos do julgamento fossem revistos, como a competência do STF e da Primeira Turma para processar e julgar a causa e os questionamentos de que houve cerceamento de defesa ao longo do processo.

Perguntas e Respostas

Quem é Gilmar Mendes e qual é seu papel no julgamento de Bolsonaro?


Gilmar Mendes é um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) que está acompanhando o julgamento da ação penal relacionada à trama golpista após as eleições de 2022. Ele está presente na Primeira Turma do STF, mas faz parte da Segunda Turma e não integra o grupo de cinco ministros que analisa o caso.

Quem é a ministra que está votando e qual é a importância do seu voto?


A ministra Cármen Lúcia é a primeira a votar no julgamento e seu voto é considerado decisivo, pois pode formar a maioria para condenar Jair Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe.

Qual é o placar atual do julgamento até o momento?

Até o momento, o placar está 2 a 1, com o relator Alexandre de Moraes e Flávio Dino votando pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro, enquanto Luiz Fux divergiu e votou pela absolvição.

O que a ministra Cármen Lúcia decidiu em relação aos pedidos das defesas dos réus?

A ministra Cármen Lúcia rejeitou os pedidos feitos pelas defesas dos réus para que alguns pontos do julgamento fossem revistos, incluindo a competência do STF e da Primeira Turma para processar e julgar a causa, além de questionamentos sobre cerceamento de defesa ao longo do processo.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.