Gleisi Hoffmann usa cota parlamentar em viagem particular
Reembolso é de passagem aérea para o Rio de Janeiro, em data próxima à do aniversário do namorado, Lindbergh Farias
Brasília|Do R7, em Brasília
A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) pediu reembolso à Câmara dos Deputados de passagens aéreas usadas para uma viagem ao Rio de Janeiro no fim do ano passado. A cota prevê reembolso de gastos feitos durante a atividade parlamentar, e, no caso das passagens aéreas, é usada pelos parlamentares para atividades fora do estado de origem ou de Brasília. No entanto, segundo a revista Crusoé, a petista aproveitou a ida ao Rio de Janeiro para comemorar o aniversário do namorado, o vereador e colega de partido Lindbergh Farias (PT-RJ).
Hoffmann gastou R$ 2.900 para ir de Brasília ao Rio de Janeiro na tarde de 11 de dezembro de 2021 e retornar à capital um dia depois, no fim da manhã. As informações do pedido de reembolso constam no portal da transparência da Câmara dos Deputados.
Em 2019, quando o ex-presidente Lula estava preso na carceragem da superintendência da Polícia Federal, em Curitiba (PR), Hoffmann realizou três viagens à cidade, ocasiões em que visitou o aliado partidário. As viagens a Curitiba foram reembolsadas pela Câmara dos Deputados.
A cota para o exercício da atividade parlamentar é um valor mensal destinado a custear os gastos dos deputados exclusivamente vinculados ao exercício da atividade parlamentar. O R7 acionou a equipe da deputada, solicitando um posicionamento em relação aos gastos, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.