Ibaneis afirma que obras de novo hospital do Gama devem ter início no começo de 2025
Governador diz que projeto está com Novacap e que instalação deve ocorrer ao lado do campus da UnB, na entrada da região
Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, disse que pretende iniciar a construção do novo hospital do Gama no começo de 2025. O projeto atualmente está na Novacap, e o governo já escolheu o terreno em que será construído a unidade. "O terreno será perto da UnB [campus do Gama], na entrada da cidade. E pretendemos começar no começo do ano que vem essa obra, que é uma necessidade grande da nossa cidade", disse.
O governador acrescentou que o atual Hospital do Gama não consegue mais atender a demanda de atendimento. "Foram feitos vários puxadinhos, várias ampliações, mas ele não comporta mais nem o atendimento da população, nem o atendimento da região do entorno como um todo, que procuram aqui o Hospital do Santa Maria e o Hospital do Gama. Então a gente tem que criar uma nova estrutura e é isso que nós vamos fazer para cuidar da qualidade de vida de toda essa população", afirmou.
As declarações de Ibaneis foram feitas na manhã desta quarta-feira (28) durante entrega da primeira parte da nova rodoviária do Gama, que contou com investimento de R$ 8,3 milhões. A obra completa deve ser concluída até setembro, segundo o governador.
Na mesma cerimônia o Ibaneis assinou a entrega de 20 novos ônibus que começam a circular na próxima segunda pelo terminal. Até o fim do ano, a Secretaria de Transporte e Mobilidade espera entregar outros 733 veículos.
"A ideia é termos até o fim deste ano a renovação de 100% da nossa frota. Também já começamos a reforma do ponto de táxi, que deve ser entregue junto com a segunda etapa da rodoviária", disse o secretário de Mobilidade, Zeno Gonçalves.
Rodoviária do Gama
O terminal do Gama ocupa um terreno de 5.760 m², no Setor Central da região. O local conta com 24 vagas para estacionamento de ônibus. Com a reforma, o espaço ganhará calçadas com piso tátil. Os degraus das plataformas e da área comercial serão retirados, para garantir mais segurança para as pessoas com dificuldades de locomoção.
O projeto de reforma prevê a modernização e adequação das instalações para atender a atual demanda de transporte público. O planejamento contempla a atualização das redes de instalação de água, esgoto, elétrica e telefônica, bem como reforço na prevenção contra incêndio e na acessibilidade.