Governador de MT envia projeto que proíbe uso de celulares em sala de aula à Assembleia
Conforme o texto, estudantes da rede estadual só poderão ter acesso aos aparelhos fora do horário das disciplinas
Brasília|Rute Moraes, do R7, em Brasília
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), encaminhou na quarta-feira (25), à Assembleia Legislativa estadual, um projeto de lei que proíbe o uso de celulares por parte dos estudantes nas salas de aula da rede estadual. Se aprovado pela Casa, a proposição segue para a sanção do governador.
“Foi feita uma pesquisa que nós contratamos com o instituto que ouviu mil pais de alunos da rede pública em todo o estado de Mato Grosso e 86% dos pais responderam favoravelmente”, disse o governador. “Existem alguns estados brasileiros que estão caminhando nesta mesma direção e acreditamos que, dentro da sala de aula, o uso desse equipamento tem distraído os alunos, têm tirado atenção e prejudicado o desempenho pedagógico deles na rede pública do nosso estado.”
LEIA MAIS
A pesquisa mencionada por Mendes foi contratada pela Seduc (Secretaria de Estado de Educação) e mostrou o apoio da maioria dos pais ao projeto. A ideia do governador é incentivar o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, esse seria um “passo importante”.
Conforme o governador, nos últimos anos, no ranking do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), o estado saiu da 22ª posição para a 8ª. Para o secretário de Educação, Alan Porto, a retirada dos celulares das salas de aula ajudará a evoluir o ensino.
“Estamos muito felizes em dar mais um passo importante para a educação em Mato Grosso, o apoio dos pais a medida reforça a necessidade de criarmos um ambiente de aprendizagem mais focado e produtivo para os nossos alunos”, disse.
Conforme Porto, o uso de celulares em sala de aula é um grande “distrator”, que impede a concentração dos alunos. “Acreditamos que a tecnologia deve ser utilizada de forma planejada e responsável para aprimorar a educação, e não como uma distração”, avaliou.
Como mostrou o R7, o Ministério da Educação também trabalha em uma proposta proibir o uso de telefones celulares nas salas de aula das escolas do país. A expectativa do ministério é enviar o texto ao Legislativo no próximo mês.