Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Governo adia lançamento do Plano Safra, programa voltado para produtores rurais

Ideia inicial era de que anúncio ocorresse em Rondonópolis (MT) nesta quarta, mas evento foi remarcado para 3 de julho

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

O presidente Lula Ricardo Stuckert/PR - 27.06.2023

O lançamento do Plano Safra 2024/2025, programa de financiamento da agricultura e da pecuária empresarial brasileira que seria anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira (26), foi adiado. Integrantes do governo afirmaram à reportagem do R7 que o adiamento ocorreu em função da agenda. Agora, a nova data para o lançamento do programa será dia 3 de julho.

Leia mais

A ideia inicial era de que a política de crédito fosse anunciada em Rondonópolis, no interior do Mato Grosso, mas foi descartada em função de pouco tempo para organizar o evento e da falta de um espaço que pudesse comportar a cerimônia.

A finalização do plano foi discutida em reunião realizada nesta terça-feira (25) entre o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, com o presidente da República. Também participaram do encontro os titulares da Fazenda (Fernando Haddad) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros.

Durante a formulação do plano, Fávaro recebeu as reivindicações da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil. Entre os pontos abordados, estão o aumento dos recursos financiáveis; fortalecimento do seguro rural; regulamentação da lei que criou o Fundo de Catástrofe; rebate de taxas ou aumento do limite financiável; coibir as práticas de venda casada; priorização de recursos para as linhas de investimento, entre outros.


Pessoas envolvidas nas negociações apontam que o plano 2024/2025 deve superar o valor destinado para a safra 2023/2024, que teve R$ 435 bilhões em crédito rural para pequenos, médios e grandes produtores, o maior valor da história. Um dos principais objetivos foi incentivar o fortalecimento dos sistemas de produção ambientalmente sustentáveis, com redução das taxas de juros para recuperação de pastagens e premiação para os produtores.

O plano é um programa do governo federal para apoiar o setor agropecuário, com a oferta de linhas de crédito, incentivos e políticas agrícolas. A medida tem a vigência de um ano, começando por 1º de julho até junho do ano seguinte — período que acompanha o calendário das safras brasileiras. A liberação de recursos permite, então, o custeio de equipamentos e produtos, assim como melhorias na propriedade rural.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.