Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo deve apresentar até junho projeto para renegociação de dívidas dos estados, diz Tarcísio

Governador conversou com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta terça para tratar da dívida de São Paulo

Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília

Na próxima semana, Haddad deve se reunir com Lula
Na próxima semana, Haddad deve se reunir com Lula Na próxima semana, Haddad deve se reunir com Lula ( Diogo Zacarias/MF)

O governo federal deve apresentar ao Congresso Nacional no primeiro semestre deste ano um projeto de lei para a renegociação de dívidas dos estados com a União. A informação foi dada nesta quarta-feira (13) pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), após ele se encontrar com o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

“Na conversa, o ministro Haddad colocou que a ideia dele é fazer uma apresentação, já na semana que vem, para o presidente da República e, a partir do aval do presidente, já chamar os estados para conversar e tentar fazer o acordo, ajustar o que tem que ajustar num período de 60 dias. E depois fazer o envio ainda no primeiro semestre ao Congresso”, disse o governador, em entrevista à imprensa.

A reunião entre os dois foi para tratar da dívida de São Paulo, que chega a R$ 272 bilhões. Tarcísio comentou que se o modelo atual de cobrança não for mudado, “a dívida vai se tornar impagável”.

“Existe uma sensibilidade do governo federal com relação à dívida dos Estados. É um assunto que precisa ser tratado com toda a responsabilidade. A gente precisa de uma solução porque como a dívida está indexada hoje, a gente vai ter um estoque crescente, e que não vai acompanhar nem o crescimento da economia, nem o da arrecadação. Uma dívida que vai se tornar impagável”, comentou.

Publicidade

Leia mais: Governo diz que 13º do INSS será pago a 33,7 milhões de segurados

Tarcisio acrescentou que alguns estados fizeram uma mudança e contam com indexação híbrida, entre Selic e IPCA. “A ideia foi ter uma indexação que acompanhasse o crescimento de longo prazo da economia brasileira”, afirmou. A expectativa é que o ministro Haddad apresente ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, uma proposta de negociação na próxima semana.

Publicidade

As dívidas dos estados estão sendo tema de negociação entre Haddad e os governadores dos estados que estão em Regime de Recuperação Fiscal. O primeiro a se encontrar com o ministro foi o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). Embora São Paulo não esteja em regime de recuperação fiscal, o estado tem uma dívida alta com a União.

Tarcisio também participa nesta quarta-feira (13) em Brasília de reunião com o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. O encontro é para discutir as obras de construção de um túnel que vai ligar as cidades de Santos e do Guarujá, no litoral Paulista. A obra está inscrita no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.