Governo do DF afirma que Caje será desativado até dezembro de 2013
Acordo, feito após mortes na unidade de internação, previa demolição até 2015
Brasília|Do R7

O antigo Caje, atual Unidade de Internação do Plano Piloto, será desativado até dezembro deste ano, depois que as unidades de São Sebastião, Brazlândia e Santa Maria forem inauguradas. Segundo a secretária da Criança do DF, Rejane Pitanga, o GDF assinou um termo de compromisso com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) de até 2015 desativar o Caje, mas o processo foi acelerado e, até o fim do ano, o acordo será cumprido.
Em setembro serão inauguradas as unidades de São Sebastião e Brazlândia, e em outubro é a vez de Santa Maria receber a unidade de internação para os menores.
De acordo com a secretária, cada centro terá 6 mil metros quadrados de área construída, com dez módulos que receberão, no máximo, 90 adolescentes.
Homem é preso no DF por estuprar e beber sangue de mulher soropositiva
A decisão de desativação veio após homicídios na unidade. Entre agosto e setembro de 2012, em um intervalo de 20 dias, três internos foram assassinadosno Caje. A primeira morte aconteceu no dia 20 de agosto. O adolescente de 17 anos foi encontrado enforcado por um lençol dentro de uma cela, chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital. Nesta ocasião, dois internos confessaram ter matado o colega.
Poucos dias depois, mais duas mortes idênticas, envolvendo um adolescente de 17 anos e outro de 15, mortos da mesma forma: enforcados. O mais novo completava aniversário justamente no dia em que morreu.
Na época, os menores afirmaram que as mortes seriam uma forma de protestar contra a superlotação da unidade.
Novas unidades
Nas novas unidades, os internos terão escola, uma área de saúde com enfermaria e atendimento odontológico e médico, quadra coberta, campo de futebol, teatro de arena, espaço ecumênico, além de área de visita e horta.
Os internos ainda encontrarão um programa, que será desenvolvido em parceria com a Secretaria de Saúde, de prevenção ao uso de tabaco e outras drogas. Até agosto, o objetivo da Secretaria da Criança é retirar do Caje 140 jovens em conflito com a lei, a partir da abertura de 60 vagas na Unidade de Internação de São Sebastião – onde ficarão apenas os adolescentes em internação provisória.
As outras 80 vagas ficarão em uma unidade que será inaugurada, também em agosto, nas proximidades do Recanto das Emas, onde serão abrigados os que estão na finalização da medida. Além disso, o governo pretende inaugurar, em 2014, mais duas unidades de internação: uma em Sobradinho, com capacidade para 90 internos e outra no Gama, exclusivamente para 54 meninas.













