Brasília Governo do DF emite 200 Carteiras Nacionais do Artesão

Governo do DF emite 200 Carteiras Nacionais do Artesão

Cerimônia foi conduzida pela Secretaria de Turismo e contou com a participação de centenas de artesãos da capital

  • Brasília | Karla Beatryz*, do R7, em Brasília

200 profissionais receberam a Carteira Nacional de Artesanato

200 profissionais receberam a Carteira Nacional de Artesanato

Paulo Carvalho / Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha (MDB) entregou nesta quarta-feira (27) mais duzentas Carteiras Nacionais do Artesão, quatro Carteiras Nacionais de Mestre Artesão e cem certificados aos alunos recém-formados no curso "Artesano".

A Carteira Nacional do Artesão (CNA) é emitida gratuitamente e tem validade nacional. O documento funciona como um registro profissional, concedendo aos portadores acesso a cursos de capacitação, feiras e eventos em todo o país.

No evento, decorado com peças de artesanato locais, o governador do DF, Ibaneis Rocha, reconheceu a importância do trabalho da categoria na capital. “Pouquíssimas vezes eu vi esse salão tão bonito como está hoje, não só pela decoração, mas pelas pessoas. Todos estão alegres, felizes e sentindo que vivem um momento de reconhecimento do governo do Distrito Federal. Nós podemos pouco, mas esse pouco alegra os corações de todos que estão aqui, e isso é muito importante para todos nós", disse o mandatário.

Centenas de artesãos participaram do evento nessa terça-feira (27)

Centenas de artesãos participaram do evento nessa terça-feira (27)

Pedro Carvalho/Agência Brasília

Para emissão da CNA, é necessário comprovar habilidades específicas em artesanato por meio de vídeos ou pessoalmente na Secretaria de Turismo do DF. A renovação é feita a cada seis anos.
O Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) registra, atualmente, mais de 12 mil artesãos no Distrito Federal, sendo 4.557 profissionais com carteiras ativas.

A Secretaria de Turismo também entregou os certificados aos alunos que fizeram o curso Artesano, desenvolvido pela própria secretaria. A capacitação foi realizada de forma híbrida e teve duração de 60h.

*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.

Últimas