Brasília Governo do DF quer administração coletiva do transporte público

Governo do DF quer administração coletiva do transporte público

Executivo local quer dividir com a ANTT a competência do transporte rodoviário semiurbano de passageiros entre Goiás e DF

  • Brasília | Camila Costa, do R7, em Brasília

Prefeitas e prefeitos em Brasília para a 84ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos

Prefeitas e prefeitos em Brasília para a 84ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos

Camila Costa/R7

A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), afirmou nesta segunda-feira (13) que reivindicará ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a administração do transporte rodoviário semiurbano de passageiros entre Goiás e o DF. Há um mês, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) reassumiu a gestão do serviço interestadual operado na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (Ride/DF).

Segundo Celina, o apelo será para que seja institucionalizado um consórcio tripartite entre o GDF, o Governo de Goiás e o governo federal. “Temos um problema, e essa é uma situação emergencial. Precisamos pensar que toda vez que um passageiro entra no transporte isso é contabilizado. Se for de forma gratuita, alguém arca com essa conta. Precisamos de apoio no subsídio, porque transporte público não funciona sem subsídio, é assim em todas as capitais”, afirmou a governadora.

Leia mais: Celina Leão diz que crédito em cartão de transporte pode durar 2 anos

Hoje, o subsídio dado pelo governo federal ao DF para arcar com despesas de tarifas é de R$ 7,90. No entanto, a passagem pode chegar até R$ 15 por passageiro, segundo Celina. “Quem paga essa conta é o estado ou o município. No caso do DF, que acumula a competência, quem paga é o DF. Como podemos ter ajuda do governo federal, alguma ajuda para não penalizar no bolso do contribuinte?”, questionou.

A governadora deu as declarações nesta segunda (13) durante o Fórum Nacional dos Prefeitos. Prefeitas e prefeitos de todas as regiões estão em Brasília para a 84ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

O evento segue nesta terça (14), com a participação do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. Os ministros Gilmar Mendes, Fernando Haddad e Alexandre Padilha também devem participar do encontro.

Últimas