Brasília Governo do DF vai treinar ciclistas que fazem entregas por aplicativos

Governo do DF vai treinar ciclistas que fazem entregas por aplicativos

Inscrições podem ser realizadas até o dia 6 de novembro pelo site da Secretaria

  • Brasília | Marcela Cunha, do R7, em Brasília*

O cadastro pode ser realizado pelo site da Secretaria do Trabalho ou presencialmente, nas agências do trabalhador

O cadastro pode ser realizado pelo site da Secretaria do Trabalho ou presencialmente, nas agências do trabalhador

Brazil Photo Press/Folhapress/20.04.2021

A Secretaria do Trabalho do Distrito Federal vai cadastrar ciclistas que fazem entregas por aplicativos para cursos de qualificação e treinamento. A medida também prevê a doação de equipamentos de proteção individual (EPI) e acessórios para o desempenho das atividades desses profissionais.

Entre os artigos que serão distribuídos estão camisa de manga longa, colete com faixa reflexiva, faróis de sinalização noturna, capacete, bolsa porta-celular, luvas, além de campainha e tranca.

O secretário de Trabalho, Thales Ferreira, afirma que o objetivo da medida é colher informações e dados que sirvam de subsídios para políticas públicas voltadas ao setor. “O governo busca através desse cadastro conhecer essa realidade para depois definirmos políticas públicas voltadas ao atendimento e às garantias dos direitos de todos esses trabalhadores” afirma.

O ciclista Raphael Barros, membro ONG “Rodas da Paz” que tem o objetivo de reagir à violência e ao crescente número de acidentes e mortes no trânsito, diz que a segurança dos ciclistas é também resposnabilidade dos motoristas. “É importante que o ciclista utilize os recursos de proteção, como as luvas e o capacete, mas ao mesmo tempo é tão importante que o motorista respeite a velocidade das vias e respeite o menor”, afirma.

Dados do Detran mostram que, de janeiro a agosto deste ano, seis ciclistas foram vítimas fatais nas vias do DF. Em todo o ano de 2020, foram 20 casos e, em 2019, 22.

Cadastro

Os interessados poderão fazer o cadastro pelo site da secretaria (www.trabalho.df.gov.br) ou presencialmente, nas agências do Trabalhador.  O horário de atendimento é das 8h às 17h. As inscrições estão abertas até o dia 6 de novembro.

Para fazer o cadastro, tanto on-line quanto presencialmente, é necessário apresentar os seguintes documentos:
– Documento oficial de identificação pessoal;
– Número de registro no Cadastro Geral de Pessoas Físicas (CPF);
– Comprovante de parceria, cadastro ou outro demonstrativo físico ou digital que o vincule a qualquer ou quaisquer aplicativos de entregas com atuação no Distrito Federal;
– Comprovante de residência ou declaração de próprio punho; e
– Declaração de que o ciclista trabalha com aplicativo de entregas assinada por ele mesmo.

* Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.

Últimas