Governo do Maranhão nega o uso de grampos contra deputados federais
Márcio Jerry (PCdoB-MA) e Rubens Pereira Junior (PT-MA) afirmam ser alvos de grampos ilegais por parte da polícia civil do estado
Brasília|Do Estadão Conteúdo
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão negou, nesta segunda-feira (13), que tenha grampeado os deputados federais Márcio Jerry (PCdoB-MA) e Rubens Pereira Junior (PT-MA). Os parlamentares afirmam estar na mira de grampos ilegais da Polícia Civil do estado.
A denúncia está presente em um ofício enviado ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), também nesta segunda.
No documento, os deputados alegam terem sido informados de que foram gravados no âmbito de um inquérito aberto no estado e acusam o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), de utilizar a estrutura do poder público local para perseguir adversários. Eles pedem ainda “pronta e enérgica defesa” e reação por esta “Câmara dos Deputados, em todas as instâncias, políticas e jurídicas”.
“Diante de tais revelações, pede a urgente tomada de providências, inclusive com encaminhamento para a Polícia Federal apurar possível prática de crimes, tendo como vítimas parlamentares federais, colocando-nos à disposição”, diz o ofício.
‘Não houve investigação’
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão informou não incluiu os deputados federais em investigação.
“A Secretária de Segurança Pública do Maranhão esclarece que jamais houve investigação que envolva o deputado federal Márcio Jerry e todos os demais por ele relacionados em recente publicação em rede social. A Polícia Civil informa que não houve investigação, não foram feitas escutas nem perícias relacionadas aos senhores Márcio Jerry, Rubens Júnior e Diego Galdino, assim como de quem quer seja nesse contexto de utilização da força de segurança pública para fins políticos”, disse o comunicado.
Leia mais
Ambos os deputados são aliados do ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), ex-governador do Maranhão. O magistrado teve Brandão como vice e o colocou na linha sucessória. Mas desentendimentos ocorridos desde 2023 os distanciaram e, agora, eles lideram grupos distantes que disputam o poder. Jerry e Pereira Junior são aliados de Dino e fazem oposição ao governo do Maranhão.
Dias antes de enviar a queixa formal a Motta, Marcio Jerry havia apresentado notícia de fato ao Ministério Público do Maranhão, na qual denunciou um possível uso político do aparato policial e de investigações criminais.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
