Governo envia acordo Mercosul-UE para análise do Congresso
Texto do tratado comercial começa a ser debatido pela Câmara; previsão é de primeira votação antes do Carnaval
Brasília|Lis Cappi, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O governo enviou ao Congresso o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. A mensagem ligada ao tratado foi publicada em edição extra do Diário Oficial nesta segunda-feira (2) e, agora, será transformada em projeto para análise de deputados e senadores.
A ratificação de parlamentares é necessária para validar a aplicação do acordo no Brasil. A análise começará pela Câmara, que tem a previsão de primeira votação, na comissão ligada ao Mercosul, até o Carnaval.
Nesta segunda, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou a mensagem ao Congresso, com um pedido para que o acordo seja aprovado no menor prazo possível.
“Depois de 25 anos de intensas negociações, sob intensa liderança do Brasil, podemos finalmente celebrar o acordo Mercosul-UE. O novo bloco detém 1/4 do PIB mundial e reúne uma população de 720 milhões de consumidores”, escreveu Lula.
Leia também
“O acordo Mercosul e União Europeia abre um novo ciclo de oportunidades para as empresas brasileiras, fortalece a competitividade no Brasil, amplia as exportações e atrai os investimentos de forma sustentável”, completou.
Além da análise brasileira, o pacto depende da ratificação do parlamento europeu e dos respectivos países do Mercosul.
Segundo apurou o R7, a previsão de congressistas que defendem a parceria é de aprovação célere, para que o Brasil possa ser beneficiado assim que o texto for ratificado na Europa.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp















