Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Governo federal lança semana de ciência e tecnologia com foco em desenvolvimento sustentável

Evento terá atividades até 20 de outubro em todas as regiões do país; ministros marcaram presença na cerimônia

Brasília|Do R7, em Brasília

Abertura da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)
Abertura da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

O governo federal, por meio dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, lançou em Brasília nesta terça-feira (17) a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A edição deste ano tem como tema "Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável", de acordo com os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas (ONU). 

De acordo com o governo, o foco da SNCT de 2023 é incentivar a popularização das ciências, com atividades previstas até 20 de outubro, em todas as regiões do Brasil.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


Paticiparam da cerimônia os ministros Camilo Santana (Educação), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Juscelino Filho (Comunicações), Nísia Trindade (Saúde), Marcos Antonio Amaro (Gabinete de Segurança Institucional) e Jorge Messias (Advocacia-Geral da União).

Messias aproveitou a oportunidade para elogiar as instituições públicas de ensino. "A ciência venceu, essa é a questão fundamental. O país foi submetido a processos de negacionismo climático e científico, que foram derrotados. Nessa luta, contamos essencialmente com a escola pública. A escola pública e a universidade pública foram a grande liderança na defesa da ciência do nosso país", destacou.


O ministro do GSI, Marcos Antonio Amaro, destacou que ciência e educação são pilares da tecnologia, responsável por alavancar a humanidade. "O GSI tem muitos pontos de contato com temas que envolvem educação, ciência, tecnologia e inovação e lida também com múltiplas dimensões de segurança, como a área cibernética", elencou Amaro.

Marina Silva ressaltou a importância de usar a ciência como fundamento para frear as mudanças climáticas. "A ciência é a base para todos os alertas e tem prestado serviços à humanidade muito relevantes. A ciência tem feito diagnóstico sobre o clima e fenômenos ambientais. Começamos o ano com grandes secas no Sul e cheias no Amazonas. Agora, estamos com o inverso, com o sertão virando mar e o mar virando sertão. A ciência pode, e está, ajudando a encontrar outros caminhos rumo a um modelo sustentável de desenvolvimento. Precisamos respeitar os limites da natureza", alertou a ministra.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.