Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Governo negocia com Egito repatriação de brasileiros que estão na Faixa de Gaza; veja vídeo

São cerca de 50 brasileiros no território, de acordo com o Itamaraty; área faz fronteira com o país africano

Brasília|Christina Lemos, e Ana Isabel Mansur e Rafaela Soares, do R7, em Brasília

Cerca de 50 brasileiros estão em Gaza
Cerca de 50 brasileiros estão em Gaza

O governo federal, por meio do Ministério das Relações Exteriores, negocia com o Egito a repatriação de cerca de 50 brasileiros que estão na Faixa de Gaza. O território tem 11 km de fronteira com o país africano. O chanceler Mauro Vieira acredita que o caminho é o melhor possível para retirar os brasileiros de Gaza, zona onde o confronto entre Israel e o grupo palestino Hamas é mais intenso.

Mauro Vieira tem mantido contato direto com o ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Shoukry. "Creio que essa é uma boa iniciativa, conto com o apoio egípcio e creio que será a saída para evacuar os brasileiros que se encontram nessa região conflagrada e correndo risco", ressaltou o chanceler. 

De acordo com o tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, comandante da Aeronáutica, um plano de ação com informações detalhadas da região está em elaboração. “Inicialmente, imaginava-se a Cidade do Cairo como base, mas é uma distância longa, tem alguns checkpoints [postos de controle] a serem cruzados. Estamos analisando outros dois aeroportos, ao norte e nordeste do Egito”, explicou. “Apesar da sensibilidade da região, temos certeza de que traremos todos”, garantiu Damasceno em uma coletiva de imprensa antes da chegada dos primeiros brasileiros resgatados.

O trânsito na fronteira com Rafah é controlado pelo governo egípcio. O primeiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com passageiros repatriados pousou em Brasília na madrugada desta quarta-feira (11), com 211 brasileiros a bordo. A segunda aeronave já está em Israel e deve chegar ao Rio de Janeiro entre esta noite e a madrugada de quinta (12).


O ministro da Defesa, José Múcio, afirmou que o principal objetivo do governo é trazer todos os brasileiros que estão no conflito ou em áreas próximas. 

"O presidente Lula tem orientado para que não fique nenhum brasileiro. São grupos pequenos, lá têm de se deslocar por terra, porque não temos acesso para que o avião pouse. Estamos trabalhando para levá-los para um lugar seguro e que possam também voltar a sua terra [...]. O Brasil é o primeiro país a realizar essa operação", completou Múcio.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.