Governo vai anunciar nome de dois novos diretores do Banco Central nesta semana, diz Haddad
Ministro da Fazenda disse que comunicou quem são os escolhidos ao presidente do Senado, onde os indicados passarão por sabatina
Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (23) que o governo deve anunciar os dois novos diretores do Banco Central (BC) nesta semana. Haddad disse também que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu o aval para os nomes e que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já foi comunicado sobre a decisão.
"O governo deve anunciar os novos diretores do Banco Central nesta semana. Já comentei com ele [Rodrigo Pacheco] o perfil dos indicados, o nome dos indicados", disse, após reunião com Pacheco. As indicações ao BC passam por sabatina e devem ser aprovadas pelo Senado.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Os dois nomes indicados pelo governo vão substituir Fernanda Guardado, na Diretoria de Assuntos Internacionais, e Mauricio Moura, na Diretoria de Relacionamento. Eles ficam nos cargos até o dia 31 de dezembro.
Ao longo deste ano, Lula já indicou o economista Gabriel Galípolo e o servidor de carreira Ailton de Aquino Santos para comandarem, respectivamente, as diretorias de Política Monetária e de Fiscalização.
Os diretores do Banco Central integram o Comitê de Política Monetária (Copom), que, entre outras coisas, é o responsável por definir a taxa básica de juros (Selic). O indicador foi cortado nas duas últimas definições da instituição financeira, depois de alcançar o patamar mais alto da história e receber críticas do governo.
A taxa Selic estava em 13,75% desde agosto de 2022. O BC reduziu o indicador para 13,25% no início de agosto deste ano e para 12,75%, atual valor, no fim de setembro.