Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Governo vai comprar avião de combate a incêndios, diz chefe da Casa Civil

Segundo Rui Costa, presidente Lula vai discutir tema com os governadores em reunião que será nesta quinta-feira (19)

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília


Costa fala em compra de aeronave específica de combate ao incêndio Wagner Lopes / Casa Civil - 17.09.2024

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse nesta terça-feira (17) que o governo federal vai comprar aeronave específica de combate às queimadas. Além disso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se reunir, na próxima quinta-feira (19), com os governadores para tratar das ações de combate aos incêndios florestais, que devastam quase 60% do território nacional.

Leia mais

“Faremos uma reunião na quinta-feira (19), por determinação do presidente, com os governadores que aqui [em Brasília] já estarão. Já estamos coletando deles quais pedidos de ajuda existem. O movimento que nós temos que fazer é aumentar a capilaridade e reorganizar, inclusive, a Defesa Civil Nacional e a capacidade de reação dos bombeiros. Por isso o presidente nos deu um prazo exíguo para que a gente apresenta uma reestruturação da Defesa Civil”, disse Costa.

“Vamos discutir com os estados a reestruturação dos Corpos de Bombeiros, com equipamentos. Vamos comprar aeronaves de combate a incêndio, porque estamos utilizando aeronaves das Forças Armadas que não são necessariamente as mais apropriadas para esse combate. E discutir com os governadores como capilarizar isso com os municípios, com as brigadas, com os voluntários”, acrescentou.

As declarações foram dadas durante reunião dos Três Poderes para coordenar ações de combate aos incêndios que atingem o país. Atualmente, o Brasil registra diversos focos de incêndios florestais, que atingem quase 60% do território, e a Polícia Federal fala de ação criminosa em parte deles.

De acordo com dados do governo, 58% do território nacional foi afetado pela seca neste ano. Em cerca de um terço do país, o cenário é de seca severa. O grande volume de queimadas prejudica a qualidade do ar e tem pressionado, então, o sistema de saúde devido aos problemas respiratórios. Um dos incêndios atinge o Parque Nacional de Brasília, a cerca de 15km do Palácio do Planalto

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.