Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Governo vai responder sobre proposta de aumento salarial de servidores até sexta

Funcionários do Executivo federal querem 13,5% de recomposição, e o governo pediu mais tempo para analisar o pleito da classe

Brasília|Augusto Fernandes, do R7, em Brasília

Reunião do governo com servidores do Executivo para debater proposta de aumento salarial
Reunião do governo com servidores do Executivo para debater proposta de aumento salarial

O governo federal se reuniu nesta terça-feira (28) com entidades representativas de servidores públicos da União para discutir o reajuste salarial da classe e pediu mais tempo para analisar a contraproposta de 13,5% apresentada pelos funcionários. O Palácio do Planalto prometeu dar uma resposta aos servidores até a próxima sexta-feira (3).

Na semana passada, os funcionários do Executivo federal rejeitaram a recomposição de 7,8% sugerida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pediram um reajuste maior. Nesta terça, o secretário de Gestão de Pessoas e de Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Sérgio Mendonça, não levou aos servidores uma nova proposta do governo, mas se comprometeu a solucionar a questão até o fim da semana.

Segundo o secretário, a demanda dos servidores pelo aumento é emergencial, e o governo tem interesse em fechar a negociação o mais breve possível. Mendonça disse que vai conversar com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, para analisar as possibilidades de melhoria da proposta.

Além disso, Mendonça disse que terá de debater o tema com os ministros da Casa Civil, Rui Costa, da Fazenda, Fernando Haddad, e do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, para analisar o impacto financeiro dos 13,5% de reajuste solicitados pelos servidores.


"Vamos estudar os números, mas o mês de março, em questão de reajuste, já foi perdido. Se houver acordo, é para o mês de abril, o que nos permite, com os recursos que estão disponíveis na Lei Orçamentária, até simular a possibilidade de um reajuste um pouco acima dos 7,8% que já foram propostos", disse o secretário.

Uma das entidades presentes na reunião desta terça foi o Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate). Presidente da associação, Rudinei Marques declarou esperar “que o governo resolva a questão até a próxima semana, para que depois as entidades possam focar as pautas setoriais”.

Governo e servidores vão se reunir novamente na terça-feira da próxima semana (7). “Esperamos e sabemos que o governo tem condições de melhorar essa proposta para um percentual de dois dígitos”, destacou Marques.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.