GSI dispara contra pessoa próxima à Granja do Torto
Buscas foram feitas e ninguém foi encontrado; local é usado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para reuniões esporádicas
Brasília|Do R7
O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) confirmou que fez um disparo de advertência contra uma pessoa que se aproximou da Granja do Torto, casa de campo da Presidência da República, na noite da última quarta-feira (13).
Segundo o GSI, a pessoa, de gênero não identificado, se aproximou do posto de serviço de um soldado. Ele pediu para o indivíduo se afastar e depois fez um disparo para o alto com munição não letal.
“Sobre o assunto, o GSI informa que ontem (13/11) por volta das 21h uma sentinela da Granja do Torto observou a aproximação de uma pessoa na direção do seu posto. O militar advertiu para que se afastasse, mas ela continuou se aproximando.
Seguindo o procedimento previsto, o Soldado executou um disparo de advertência para o alto com uso de munição não letal. O suspeito fugiu. Foram feitas buscas nas proximidades, mas ninguém foi encontrado.”, confirmou o GSI em nota. A Granja do Torto é usada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para reuniões esporádicas e eventos.
O episódio ocorreu no mesmo dia em que uma série de explosões na Praça dos Três Poderes deixou um homem morto e forçou a evacuação do Supremo Tribunal Federal (STF).
O homem, identificado como Francisco Wanderley Luiz, ex-candidato a vereador em Santa Catarina, carregava explosivos e foi encontrado sem vida próximo ao STF. Momentos antes, ele havia acessado o Anexo 4 da Câmara dos Deputados e postado críticas nas redes sociais contra o STF e lideranças políticas, enquanto forças de segurança isolaram a área e iniciaram buscas por mais artefatos explosivos.