Haddad diz que liquidação do Banco Master cabe ao Banco Central: ‘Processo deve estar muito robusto’
Liquidação do banco foi decretada pelo Banco Central nesta terça-feira (18)
Brasília|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comentou, na manhã desta terça-feira (18), a liquidação do Banco Master determinada pelo Banco Central. Ao ser questionado por jornalistas na portaria do Ministério da Fazenda, Haddad primeiro disse que não comentaria porque o “é um assunto do Banco Central“, mas disse que o processo ”deve estar muito robusto” para ter “chegado a esse ponto”.
“Não vou comentar porque é um assunto do Banco Central, mas vocês acompanharam todo o processo. Enfim, o Banco Central é o órgão regulador do sistema financeiro, e eu tenho certeza que, pra ter chegado a esse ponto, todo esse processo deve estar muito robusto”, disse Haddad.
O ministro ainda ressaltou que o Ministério da Fazenda dará suporte no que o Banco Central precisar. “O que cabe a Fazenda é dar suporte às consequências desse ato. Se houver, nós estamos aqui prontos para colaborar”, afirmou.
Leia mais
O Banco Central decretou nesta terça-feira a liquidação extrajudicial do Banco Master, menos de um dia depois de o Grupo Fictor ter indicado o interesse em comprar a instituição. Segundo pessoas que acompanham o tema de perto, a liquidação acaba com a possibilidade de o acordo avançar.
A Fictor Holding Financeira tinha anunciado a aquisição do banco, em operação que incluia um aporte imediato de R$ 3 bilhões para reforço da estrutura de capital da instituição.
A liquidação ocorre quando o Banco Central constata que a instituição não consegue mais se recuperar sozinha. Com isso, Fundo Garantidor de Créditos (FGC) é usado para ressarcir os credores do banco.
Operação prende Daniel Vorcano
Também nesta terça-feira (18), a Polícia Federal prendeu o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, em uma operação para apurar suspeitas de crimes financeiros.
Os policiais federais cumprem cinco mandados de prisão preventiva, dois mandados de prisão temporária e 25 mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares diversas da prisão. Os mandados são cumpridos nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp
