Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Homem tenta invadir Planalto de madrugada e é contido por balas de borracha

Leonildo dos Santos Fulgieri tentou subir a rampa do palácio, a mesma em que o presidente caminha durante solenidades

Brasília|Do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Homem de 53 anos, Leonildo dos Santos Fulgieri, tentou invadir o Palácio do Planalto na madrugada de quarta-feira.
  • A tentativa ocorreu por volta das 3h, após uma abordagem inicial por volta de 0h30, quando ele foi levado à Polícia Civil.
  • Leonildo foi detido pela guarda presidencial após desobedecer a advertências e foi atingido por balas de borracha.
  • Ele apresenta sinais de desorientação mental e já é conhecido por tentativas semelhantes anteriormente.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Segundo a polícia, homem teria 'protagonizado episódios semelhantes anteriormente' Antônio Cruz/Agência Brasil - 22.05.2023

Um homem de 53 anos tentou invadir, na madrugada desta quarta-feira (10), o Palácio do Planalto — local oficial de trabalho da presidência da República. Ele foi detido por balas de borrachas e preso pela Polícia Federal. Segundo a Secom (Secretaria de Comunicação Social da presidência), o episódio ocorreu por volta das 3h.

Identificado como Leonildo dos Santos Fulgieri, o homem é natural de Santa Catarina.


Ele tentou subir a rampa do palácio, a mesma por onde o presidente da República e outras autoridades passam durante solenidades, como visitas de Estado de líderes de outros países e a posse presidencial.

Antes de efetuar os disparos de borracha, a guarda presidencial advertiu-o verbalmente, sem sucesso. Como Leonildo seguiu caminhando, os tiros foram desferidos e atingiram a perna e o quadril do homem, “sem gravidade”, segundo a Secom.


Após ser detido, Leonildo foi levado à Polícia Federal para registro da ocorrência. O episódio é investigado pela PF.

A PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal) informou que o homem tentou invadir o Planalto duas vezes nesta madrugada — o primeiro caso ocorreu por volta de 0h30.


Na primeira abordagem, ele foi levado pelos PMs à Polícia Civil do DF.

Não foi a primeira vez

Segundo a PMDF, Leonildo “já é conhecido por ter protagonizado episódios semelhantes anteriormente”. De acordo com a corporação, ele apresentava “sinais de possível desorientação mental”.


Diante do quadro, os policiais acionaram o Corpo de Bombeiros para atendimento.

“Após avaliação preliminar, as informações foram repassadas à médica plantonista do Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], que concluiu não haver necessidade de encaminhamento médico imediato, em razão da inexistência de risco iminente à saúde”, destacou, em nota, a PMDF.

Na segunda ocorrência, a que foi identificada pela Secom e pela guarda presidencial, a corporação foi acionada novamente. Desta vez, a PMDF levou o homem à PF.

Outros casos

Em fevereiro de 2024, um motorista tentou invadir com um carro o Palácio da Alvorada, residência oficial da presidência.

O veículo foi localizado com os pneus rasgados e um amassado na lataria. O condutor foi encontrado em um condomínio próximo ao palácio e levado à Superintendência da PF para prestar depoimento.

A tentativa de invasão teria ocorrido por volta das 6h, quando o homem tentou furar o bloqueio da rua que dá acesso aos Palácios do Alvorada e do Jaburu, residência oficial do vice-presidente da República.

Ele teria ignorado a ordem de parada dada pelos agentes do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), que então dispararam contra o carro.

Após os tiros, o veículo retornou e atravessou a barreira de pregos, sendo, então, alvo novamente. Depois do segundo disparo, o carro deixou o local com um pneu furado.

Perguntas e Respostas

O que aconteceu na madrugada desta quarta-feira no Palácio do Planalto?

Um homem de 53 anos, identificado como Leonildo dos Santos Fulgieri, tentou invadir o Palácio do Planalto e foi contido por balas de borracha. Ele foi preso pela Polícia Federal após o incidente, que ocorreu por volta das 3h.

Qual foi a reação da segurança do Palácio durante a tentativa de invasão?

A guarda presidencial advertiu Leonildo verbalmente antes de disparar as balas de borracha. Como ele continuou a caminhar em direção à rampa do palácio, os disparos foram feitos, atingindo sua perna e quadril, mas sem gravidade, segundo a Secretaria de Comunicação Social da presidência.

O que aconteceu após a detenção de Leonildo?

Após ser detido, Leonildo foi levado à Polícia Federal para o registro da ocorrência. A Polícia Militar do Distrito Federal informou que ele já havia tentado invadir o Planalto duas vezes na mesma madrugada, sendo a primeira tentativa por volta de 0h30.

Qual foi o histórico de Leonildo com a polícia?

Leonildo é conhecido por ter protagonizado episódios semelhantes anteriormente e apresentava sinais de possível desorientação mental, o que levou os policiais a acionarem o Corpo de Bombeiros para atendimento.

O que foi decidido após a avaliação médica de Leonildo?

Após uma avaliação preliminar, a médica plantonista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) concluiu que não havia necessidade de encaminhamento médico imediato, pois não havia risco iminente à saúde de Leonildo.

Houve outros incidentes de invasão ao Palácio da Presidência recentemente?

Sim, em fevereiro de 2024, um motorista tentou invadir o Palácio da Alvorada, residência oficial da presidência, com um carro. O veículo foi encontrado com pneus rasgados e amassado, e o condutor foi levado à Superintendência da Polícia Federal para prestar depoimento.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.