‘Hora de unir forças’, diz Ibaneis após criticar gestão federal no Parque Nacional de Brasília
Depois de Lula negar críticas aos Bombeiros do DF, Ibaneis pediu desculpas e diz que nota emitida foi forma de agradecer corporação
Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, disse que o momento é de “unir forças” com o governo federal no combate aos incêndios que atingem diversos pontos do país. O posicionamento do governador foi dado após ele criticar o governo federal e dizer que o Parque Nacional de Brasília é “ignorado” e sofre com o “desleixo” da União. As declarações do chefe do Palácio do Buriti foram dadas como uma resposta a supostas críticas do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, à atuação dos bombeiros no incêndio que atinge desde domingo (15) o Parque Nacional de Brasília. Lula, contudo, disse que inventaram uma fala dele e criaram uma “falsa polêmica” com o governo do DF.
Leia mais
Questionado pela imprensa sobre a nota publicada nas redes sociais na manhã desta quarta-feira (18), Ibaneis disse que a crítica de Lula saiu na mídia e que ele não poderia deixar sem resposta. “Se o presidente não falou, então eu peço minhas desculpas pela resposta, mas foi uma maneira também de agradecer o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal”, disse.
Ibaneis admitiu que os episódios deste ano não devem se repetir. “Temos que trabalhar um sistema de prevenção e com fé em Deus em parceria com o governo federal”, disse.
O governador acrescentou: “o momento é de união, a gente não pode dividir. O problema [dos incêndios] é um problema que não vem só dos governos estaduais e eu faço a defesa de todos aqueles que estão passando por queimados, não é só o Distrito Federal, mas estamos com um grande incêndio no bioma da Amazônia e no bioma do Pantanal. Acho que é a hora de unir esforços e não de fazer críticas”, afirmou.
Ibaneis também disse que os bombeiros estão atuando diariamente para conter os focos de incêndios. “Mas nós estamos vivendo a maior seca dos quarenta últimos anos, com altas temperaturas e baixa umidade, e ainda temos a questão dos incêndios criminosos”, lamentou, se referindo a prisão de dois suspeitos de terem ateado fogo em regiões de mata nesta terça-feira e quarta-feira.
Mais condições de trabalho
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou as redes sociais, nesta quarta-feira (18), para afirmar que não criticou o trabalho do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal em meio aos incêndios florestais que assolam o país. “Inventaram uma fala minha e agora estão criando falsas polêmicas. Para deixar claro: só tenho gratidão e admiração pelo trabalho dos brigadistas, da Defesa Civil e dos Bombeiros de todo o Brasil no combate aos incêndios. Precisamos dar a eles mais condições de trabalho”, disse.
A publicação de Lula carrega também um link que contém uma nota, elaborada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. “Infelizmente segue a prática por alguns veículos de imprensa de atribuir falas e opiniões ao presidente da República, baseadas em fontes anônimas e sem checagem. É uma prática que muitas vezes produz desinformação”, diz o texto.
“Para não ter dúvida: desde o início dos incêndios o presidente da República tem enaltecido a importância e bravura dos Bombeiros, dos brigadistas e da Defesa Civil nos estados e municípios no intenso, arriscado e difícil trabalho de combate ao fogo. E tem defendido publicamente a necessidade de melhores condições e reforçar o efetivo dos bombeiros no Brasil diante do enfrentamento de emergências climáticas”, finaliza.
O comunicado foi divulgado após uma reportagem de um veículo de imprensa apontar que Lula estaria irritado com suposta inércia dos bombeiros na capital federal, após ter feito sobrevoo ao Parque Nacional de Brasília, que está em chamas. O episódio levou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, a criticar o presidente nas redes sociais.