Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

IA: na Índia, Lula defende regulamentação das big techs e alerta para ‘risco à democracia’

Para presidente, expansão do uso de ferramentas tecnológicas ocorre em momento de ‘enfraquecimento do multilateralismo’

Brasília|Bruna Pauxis, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O presidente Lula defende a regulamentação das Big Techs em prol dos direitos humanos durante evento na Índia.
  • Ele alerta que o controle por poucas empresas representa uma forma de dominação, não inovação.
  • A manipulação de conteúdos falsos por inteligência artificial é vista como uma ameaça à democracia e processos eleitorais.
  • A Cúpula sobre o Impacto da Inteligência Artificial reúne 20 chefes de Estado e tem como foco fortalecer laços com nações asiáticas.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Lula participa da quarta edição da Cúpula sobre o Impacto da Inteligência Artificial, em Nova Déli Ricardo Stuckert/PR - 19.02.2026

Durante discurso no evento do qual participa na Índia, nesta quinta-feira (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu a regulamentação das Big Techs — as grandes empresas internacionais do ramo da tecnologia —, em nome da proteção dos direitos humanos.

“Quando poucos controlam os algoritmos e as infraestruturas digitais, não estamos falando de inovação, mas de dominação. A regulamentação das Big Techs está ligada ao imperativo de salvaguardar os direitos humanos na esfera digital, promover a integridade da informação e proteger as indústrias criativas de nossos países”, completou o presidente.


Leia Mais

O petista ponderou sobre os efeitos positivos da tecnologia, principalmente para a produtividade industrial, nos serviços públicos, na medicina e para segurança alimentar. Porém, ele destacou o potencial de criação de conteúdos falsos e observou que a expansão do uso de ferramentas com a IA (inteligência artificial) ocorre em um momento de “enfraquecimento do multilateralismo”.

Conteúdos falsos manipulados por inteligência artificial distorcem processos eleitorais e põem em risco a democracia”, alertou.


Debate internacional sobre o tema

O evento do qual Lula participa se trata da quarta edição da Cúpula sobre o Impacto da Inteligência Artificial. O encontro ocorre em Nova Déli, capital da Índia, desde segunda-feira (16) — e pela primeira vez em um país em desenvolvimento.

A cúpula reúne 20 chefes de Estado — como Lula e o presidente francês, Emmanuel Macron —, bem como 45 delegações ministeriais e de grandes executivos da área da tecnologia.


O petista desembarcou na capital indiana na manhã dessa quarta-feira (14h no horário local) e também marcará presença em fóruns empresariais, além de reuniões voltadas ao fortalecimento estratégico com nações asiáticas, segundo o Palácio do Planalto.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.