Ibaneis assina decreto que permite ampliação de creches e escolas no Distrito Federal
Segundo o governador, a medida vai permitir que as instituições atendam mais alunos, o que deve diminuir a fila de espera
Brasília|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), assinou um decreto nesta quinta-feira (5) que permite a ampliação de prédios públicos e privados da rede pública de ensino para que as instituições possam atender mais alunos. Segundo o chefe do Executivo distrital, a medida também visa diminuir a fila de espera de crianças em creches da capital.
“Com essa assinatura e com o trabalho que vai ser feito nas creches já existentes e naquelas que vão ser construídas, a gente vai conseguir diminuir entre 20% e 30% o número de crianças que aguardam uma vaga nas creches do Distrito Federal”, disse o governador.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
De acordo com a secretária de educação Hélvia Paranaguá, algumas das crianças que aguardam na fila por vagas para creches estão cadastradas mais de uma vez, por isso, uma “limpa” será feita no sistema. Isso ocorre porque a criança é cadastrada com o CPF de mais de um responsável. Para resolver o problema, a inscrição deverá ser feita usando o CPF do aluno.
Durante a cerimônia de assinatura do decreto, Ibaneis afirmou ainda que está prevista a entrega de 10 creches na capital. “Isso vai ajudar principalmente nas regiões mais carentes, como é o caso do Sol Nascente, onde nós temos uma creche que será entregue”, completou.
Cartão Creche
No ano passado, o Governo do Distrito Federal sancionou o programa Cartão Creche, que estabelece um benefício de R$ 803,57 para completar a mensalidade cobrada pelos estabelecimentos. Ibaneis também mencionou que o governo estuda um possível aumento do benefício.
“A gente tem conseguido avançar muito na pauta das creches na nossa cidade. Nós já tivemos a criação do Cartão Creche, que foi muito importante para nós porque distensionou e ajudou as creches particulares do Distrito Federal a se desenvolver”, comentou o governador.