Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ibaneis autoriza eventos com público no DF; veja regras

Medida será publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta quarta-feira (22)

Brasília|Alan Rios, do R7, em Brasília

Decreto autoriza as competições esportivas profissionais e amadoras, por exemplo
Decreto autoriza as competições esportivas profissionais e amadoras, por exemplo Decreto autoriza as competições esportivas profissionais e amadoras, por exemplo

O Governo do Distrito Federal vai flexibilizar as medidas de contenção à covid-19 e permitir a realização de eventos com público. A informação foi dada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), nesta terça-feira (21).

“Vamos publicar amanhã, no Diário Oficial, o decreto que autoriza a realização de eventos com a presença de público no DF. A liberação vale para cursos profissionalizantes e de capacitação; eventos cívicos, corporativos e gastronômicos; feiras e exposições culturais; shows, festivais e afins; entre outros”, detalhou.

O R7 teve acesso ao documento que será publicado. Mesmo com a flexibilização, o decreto traz regras específicas de recomendações sanitárias para esses eventos. As atividades coletivas culturais, por exemplo, são permitidas em museus, exposições de arte ou em estacionamentos. Neste último caso, as pessoas devem permanecer dentro dos veículos, devendo ser observada a distância mínima de dois metros entre cada carro estacionado. 

Em shows, festivais, eventos esportivos e afins, a presença de público está restrita aos imunizados contra a covid-19, após 15 dias do recebimento da segunda dose ou da dose única, ou aqueles que apresentem resultado negativo de teste de detecção do novo coronavírus, com coleta realizada no máximo com 72 horas de antecedência do evento.

Publicidade

O decreto também define a ocupação máxima de 50% da capacidade do local do evento, com a distribuição do público de modo a respeitar o distanciamento social. “Durante a pandemia me mantive aberto a ouvir todos os lados e norteei minhas ações com base em estudos técnicos. Agora não seria diferente”, afirmou Ibaneis.

O DF tem, atualmente, 82,77% da população de 12 anos ou mais vacinada com a primeira dose e 42,77% do mesmo grupo com a vacinação completa, seja com a segunda dose ou a imunização da Janssen, de dose única. A porcentagem equivale a mais de um milhão de moradores do Distrito Federal com a proteção completa.

Porém, ainda não há um cenário de fim da pandemia. O último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde mostrou mais de mil casos novos de infecção em 24 horas. Ao todo, 486.686 pessoas na capital já foram infectadas e 10.298 morreram em decorrência da covid-19.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.