Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Ibaneis critica mudança no Fundo Constitucional: ‘Não vamos deixar DF virar favelas do Rio de Janeiro’

Governador da capital da República disse que o ministro Haddad quer deixar a polícia ‘desaparelhada’ com redução do repasse ao DF

Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília

Ibaneis já teceu outras críticas contra mudança do Fundo Renato Alves/Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, voltou a criticar o projeto do Governo Federal que reduz o valor do Fundo Constitucional repassado para a capital da República. Ibaneis disse que não vai deixar que o Distrito Federal se torne as favelas do Rio de Janeiro e que o Ministro da Economia, Fernando Haddad, quer deixar a segurança pública “desaparelhada” sem os recursos.

Veja Mais

“O ministro Haddad não vê o que está acontecendo em São Paulo, Rio de Janeiro, e Nordeste, e ele quer que aqui a gente também tenha uma polícia desaparelhada. Porque dessa vez o ataque ao nosso Fundo Constitucional tem endereço certo: é a turma do PT que não gosta dessa cidade, que tem ódio dessa cidade. E nós temos que mostrar para eles que nós não vamos deixar a capital da República se tornar as favelas do Rio de Janeiro”, declarou.

A expectativa é que o projeto de corte de gastos seja votado na tarde desta quarta-feira (18) no Congresso Nacional. Para impedir aprovação da Casa, o chefe do Palácio do Buriti tem se articulado com líderes políticos.

“Tenho muito orgulho da nossa bancada federal, que está trabalhando [para impedir as mudanças]. Deleguei a minha vice-governadora [Celina Leão] com o meu apoio [para atuar nas articulações] e eu tenho ligado para todos os líderes, tenho ligado pra todos os presidentes de partido, para que a gente possa deter [a mudança do Fundo]”, afirmou.


O governador acrescentou que espera o apoio de todos. “Nós vamos ter que estar muito unidos para que a gente possa manter a nossa sendo a melhor polícia desse país e o crime organizado longe da capital da República. Então eu conto com vocês todos”, disse durante inauguração de novo IML na capital do país.

Apoio dos deputados

Durante o discurso, outros parlamentares também criticaram a mudança proposta no Fundo Constitucional. O deputado federal Rafael Prudente (MDB), por exemplo, citou a luta enfrentada no ano passado pela defesa do fundo. “Estou acompanhando para saber o horário que será a votação [no Congresso], e vou avisar os senhores. Mas estamos bem encaminhados”, garantiu.


O secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, acrescentou que é o DF que garante a segurança de órgãos fundamentais. “São essas corporações que fazem a segurança de autoridades do Poder Judiciário, Executivo e Legislativo Federal. E o Fundo Constitucional é o que nos possibilita fazer essas melhorias e atender essas demandas”, disse.

O presidente da Câmara Legislativa do DF, Wellington Luiz (MDB), também teceu críticas. “A mudança no Fundo não prejudica o governador, mas o povo de Brasília. E ele [Fundo Constitucional] tem muita importância para o Distrito Federal”, disse.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.