Ibaneis reinaugura centro de atendimento ao turista no aeroporto de Brasília
Centro orienta turistas e apresenta aos visitantes pontos históricos e importantes da capital do país
Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília e Kristine Otaviano, RECORD, em Brasília
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, reinaugurou na manhã desta quinta-feira (19) o Centro de Atendimento ao Turista no Aeroporto Internacional de Brasília. A unidade serve como um polo de orientação aos visitantes, com informações sobre a arquitetura da capital, gastronomia e pontos para serem visitados. Ibaneis destacou que ainda há muito a se avançar no turismo de Brasília, mas reforçou que “a cidade é um momento a céu aberto e nós temos um ótimo aeroporto”, disse.
“Temos a segunda cidade mais segura do Brasil. Temos hotéis há poucos metros das regiões de apresentação de shows e congressos e isso facilita a vida do turista. A população sempre tem agradecido muito esse apoio que nós temos dado para o setor hoteleiro e eu tenho certeza que Brasília vai se desenvolver cada vez mais nesse setor do turismo”, afirmou.
LEIA TAMBÉM
Ibaneis destacou que Brasília está sendo cada vez mais procurada para eventos. “Tanto na área de aperfeiçoamento profissional quanto na área de shows. Tivemos esse ano aqui o Rally dos Sertões e diversos eventos de futebol olhando de novo para Brasília. Inclusive, em outubro, temos o jogo da seleção brasileira aqui através de uma parceria que temos com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol)”, pontuou.
Secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo, reforçou que o Centro é a primeira porta de entrada do turista na capital do país. “Brasília que é a capital do país, agora é a capital do turismo. O aeroporto internacional movimenta mais ou menos 14 milhões de passageiros, então o primeiro contato receptivo com o turista é o centro, onde procuramos construir um ambiente com design e conceito, lembrando a arquitetura de Oscar Niemeyer. Estamos mostrando a cara de Brasília e não só isso, estamos criando um padrão visual com a casa de Chá e o Centro da Torre Digital. O Turista vai bater o olho e vai lembrar de Brasília”, assegurou.
O titular da pasta conta que no Centro de Atendimento o turista vai encontrar, por exemplo, mapas da cidade, artesanato produzido na capital e os produtos de destaque do DF.
Feira internacional
O secretário também comentou sobre a Abav Expo, a maior feira de Turismo da América Latina que será realizada entre 26 e 28 de setembro no Distrito Federal e espera movimentar R$ 30 milhões na economia local.
“A feira Abav espera receber mais de 25 países durante a feira, são três dias de duração e a gente estima uma média de 10 mil turistas por dia. É uma feira fechada ao público, mas aqui em Brasília, a novidade é que no dia 28 a gente vai abrir para o público de Brasília conhecer mais sobre a feira. Vão vir operadores, influenciadoras, jornalistas, hoteleiros e donos de empresas aéreas de todo o segmento que envolvem o turismo”, reforçou.