Iges-DF vai padronizar modelo de escala de profissionais das UPAs
Relação ficará disponível para pacientes em cada unidade; objetivo é disponibilizar horários de entrada e de saída dos funcionários
Brasília|Paloma Castro*, do R7, em Brasília
O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) vai padronizar as escalas de serviço dos profissionais das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A medida é resultado da falta de médicos nas unidades, em especial na do Recanto das Emas, que recebeu reclamações dos pacientes.
A elaboração do modelo-padrão de escala de serviço mensal deverá ser preenchida por cada profissional no início de cada plantão e exposta na recepção das unidades de saúde, para que todos possam ter acesso ao horário de entrada e de saída dos funcionários.
O Ministério Público do DF recomendou que as escalas contenham o número de matrícula, nome, cargo, turno, batida de ponto, horas semanais e lotação. É sugerido também que qualquer alteração durante o expediente seja informada na escala de plantão.
LEIA TAMBÉM: Ministério Público pede padrão em escalas de profissionais das UPAs
Essa medida é uma decisão da 2° Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde do Ministério Público do DF, que tem como objetivo fiscalizar o funcionamento, os equipamentos médicos e o efetivo cumprimento dos profissionais da área médica do Sistema Único de Saúde.
O promotor de Justiça Clayton Germano afirmou que, com as escalas padronizadas, a população conseguirá ter mais informações dos profissionais de saúde que estarão presentes para atendimento nas UPAs.
*Estagiária, sob supervisão de Fausto Carneiro