Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

‘Inaceitável’, diz diretor-geral da PF sobre versão do PL Antifacção aprovada na Câmara

Andrei Rodrigues criticou tentativa de importar modelos de fora, como a adoção do termo ‘máfia’

Brasília|Rafaela Soares, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Andrei Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal, considera o PL Antifacção aprovado na Câmara dos Deputados como 'inaceitável'.
  • Ele afirma que o texto reduz a atuação da Polícia Federal e limita recursos utilizados no combate ao crime.
  • Rodrigues critica a importação de modelos estrangeiros e a adoção do termo 'máfia' no contexto brasileiro.
  • Um dos objetivos é garantir segurança jurídica ao Funapol para evitar contingenciamentos e focar na punição dos financiadores do crime organizado.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Andrei Rodrigues elogiou a versão do projeto apresentada no Senado José Cruz/Agência Brasil - 28/08/2025

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, classificou, nesta segunda-feira (15), o texto do PL Antifacção aprovado pela Câmara dos Deputados como “inaceitável”.

Segundo ele, a redação diminui a atuação da Polícia Federal, além de reduzir recursos. Rodrigues também comentou que, no Senado, o diálogo com o relator, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), foi “bastante honesto” e que a versão vem ao encontro de quem quer verdadeiramente combater o crime organizado. O texto do Senado foi aprovado na quarta-feira (10).


O diretor da corporação também criticou a tentativa de “importar” um modelo de combate ao crime organização com a adoção do termo máfia, muito ligado à Itália.

LEIA MAIS

Rodrigues salientou que um dos principais objetivos é garantir uma segurança jurídica ao Funapol (Fundo para Aparelhamento e Operacionalização das Atividades-fim da Polícia Federal), para que ele esteja previsto na Constituição e que não possa ter contingenciamento.


O titular da corporação também lembrou que o foco deve estar na identificação e punição daqueles que financiam e comandam o crime organizado.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.