Incêndio atinge pavilhão que recebe a COP30, em Belém
Organização do evento diz que não há feridos; curto-circuito ou celular carregando podem ter causado fogo, segundo ministro
Brasília|Ana Isabel Mansur e Lis Cappi, do R7, enviadas especiais a Belém
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Um incêndio atingiu a Zona Azul (Blue Zone) da COP30, em Belém, nesta quinta-feira (20). Segundo apurou o R7, as chamas já foram controladas. Não houve feridos, segundo a organização do evento.
O fogo teve início em um estande da Comunidade da África Oriental (East African Community, em inglês). A causa do fogo ainda está sob investigação.
leia mais
“A organização da COP30 informa que o incêndio ocorrido na região de pavilhões da Blue Zone está controlado e não deixou feridos. As equipes de bombeiros e segurança atuaram prontamente e seguem monitorando o local”, informou a organização da conferência.
Em comunicado, a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima destacou que “o Corpo de Bombeiros realizará verificações de segurança completas e deverá fornecer uma atualização às 16h”.
Incêndio atingiu pavilhão que recebe a COP30, em Belém, nesta quinta-feira (20)
Douglas Pingituro/Reuters - 20.11.2025
A Blue Zone é o palco onde ocorrem as negociações oficiais, da Cúpula de Líderes e dos pavilhões nacionais. O espaço foi esvaziado como medida de segurança. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atuar no combate ao incêndio.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, disse em entrevista à imprensa que o fogo pode ter sido causado possivelmente por um curto elétrico ou um celular carregando, mas ele enfatizou que ainda não há confirmação e que os motivos do incêndio serão investigados.

Sabino descartou que esse episódio possa esvaziar o restante da conferência, prevista para encerrar nesta sexta-feira (21).
“De forma alguma, está sendo grande sucesso até aqui. Não foi porque um celular pegou fogo ali que a COP acabou, né? Pelo amor de Deus”, disse o ministro.
Sabino, no entanto, comentou que a organização da COP30 ainda vai decidir se os trabalhos da conferência serão retomados nesta quinta ou só na sexta.
Segundo o ministro, outras áreas do pavilhão que recebe a COP30 não foram atingidas, entre elas a Zona Verde (Green Zone), que é aberta ao público e voltada ao diálogo entre sociedade civil, setor privado e governos sobre soluções sustentáveis.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp
















