Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Incêndio na COP: chamas foram controladas, mas conferência fica suspensa até 20h

Incidente pausou agenda de negociações em Belém; negociadores consideram impacto no trabalho

Brasília|Lis Cappi, do R7, enviada especial a Belém

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Reuniões da COP30 em Belém foram suspensas devido a um incêndio na Zona Azul.
  • Área de acesso deve permanecer fechada até às 20h, conforme aviso da ONU.
  • Negociadores temem que a pausa impacte a dinâmica da conferência, que termina amanhã.
  • Suspeita inicial é de pane elétrica causada por um micro-ondas, desrespeitando regras da COP30.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Chamas alcançaram um dos pavilhões da Zona Azul; situação pausou COP30 Reprodução/Cedido ao R7 - 20.11.2025

As reuniões da COP30, em Belém (PA), foram suspensas até a noite desta quinta-feira (20) por causa de um incêndio que alcançou a Zona Azul (Blue Zone), uma das áreas em que circulam representantes de países e convidados da conferência.

A previsão é de que toda a área de acesso fique fechada ao menos até as 20h. O horário foi confirmado em aviso da ONU (Organização das Nações Unidas) a delegados que estão em Belém.


“Agradecemos aos delegados pela rápida evacuação do local. O incêndio foi controlado, e os danos foram limitados. Informamos que o local não reabrirá antes das 20h”, diz a nota.

leia mais

Nos bastidores, negociadores consideram que a mudança de horário vai impactar a dinâmica da conferência. Eles acreditam que vai ser difícil retomar as negociações ao longo do dia, apesar do prazo indicado pela organização. A COP30 está prevista para acabar nesta sexta-feira (21).


As causas do início do incêndio ainda são investigadas, mas a suspeita é de uma pane elétrica, possivelmente pelo uso de um micro-ondas. O equipamento viola regras estabelecidas na COP30 para a Blue Zone.

Segundo relatos de organizadores da conferência ao R7, o consumo de alimentos nas áreas de pavilhão era proibida, mas diferentes países burlaram a regra. A situação causou preocupação entre os organizadores, mas não houve punições.


A reportagem pediu um posicionamento à organização da COP30 sobre a fiscalização de itens no acesso a zonas do evento, mas não recebeu retorno até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestação.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.