Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Inep aciona PF após suposto vazamento de prova do Enem 2023

Fotografia de página com instruções para a redação começou a circular nas redes sociais após o início da aplicação da prova

Brasília|Carlos Eduardo Bafutto, do R7, em Brasília

Foto de página da prova do Enem 2023 circula nas redes sociais
Foto de página da prova do Enem 2023 circula nas redes sociais

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pediu à Polícia Federal que investigue suposto vazamento da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que está sendo aplicada em todo o país neste domingo (5).

Imagens da prova que mostram o tema da redação deste ano circularam nas redes sociais após o fechamento dos portões, às 13h30.

Ao R7, o instituto informou que não há indícios de que a foto foi publicada antes do início da prova. De acordo com o Inep, é procedimento-padrão informar a PF sobre casos como esse.

A foto divulgada mostra a página da proposta de redação, que tem como tema "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".


Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, a Polícia Federal fez duas diligências para apurar o caso, uma no Distrito Federal e a outra em Pernambuco. "Conversei com o ministro [da Justiça] Flávio Dino, conversei com o superintendente da Polícia Federal. A polícia está engajada em fazer toda a investigação e poderá fazer outra diligência nas próximas horas para a gente identificar essa divulgação de fotos após o início da aplicação das provas", afirmou o ministro.

Em nota, a Polícia Federal informa que já iniciou as investigações relativas a circulação indevida, em redes sociais, de conteúdo relacionado ao Enem 2023. A corporação disse ainda que acompanha os trabalhos de apuração interna do INEP "para obter mais informações sobre o caso e contribuir com os esclarecimentos devidos".


Redação no Enem

O texto dissertativo-argumentativo é a única etapa do exame em que o candidato pode tirar mil, já que o restante do teste é avaliado de acordo com a Teoria de Resposta ao Item, que leva em consideração o desempenho dos outros candidatos para atribuir uma nota ao aluno.

Na redação do Enem, costumam se sair bem os candidatos que apresentam uma estrutura composta de tese, desenvolvimento, conclusão e proposta de solução. O ponto de vista do aluno deve ser apoiado em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual.

Além disso, é preciso elaborar uma sugestão de intervenção social para a questão apresentada no texto que respeite os direitos humanos. 

O material produzido é avaliado por pelo menos dois professores graduados em letras ou linguística, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Essa é a única prova dos grandes vestibulares em que a nota varia de zero a mil. Caso tire zero, o candidato é eliminado.

Visita de Lula ao Inep

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi ao Inep neste domingo acompanhado dos ministros Camilo Santana (Educação) e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social). Também estavam presentes a primeira-dama, Janja da Silva, e o presidente do Inep, Manuel Palacios.

O presidente entrou pela garagem com uma comitiva de sete veículos. Esta é a primeira vez que o presidente visita o instituto em dia de Enem. Lula conheceu a sala de onde o exame é monitorado. Segundo o Inep, todos os malotes de provas foram entregues no horário e, até a abertura dos portões, não havia sido registrado nenhum problema nos locais de provas.

Lula já havia se manifestado sobre o exame. No sábado, em suas redes sociais, o presidente destacou a importância do Enem no futuro dos estudantes brasileiros. "Depois do Enem, você vai perceber como a sua vida vai começar a mudar. Eu desejo a vocês toda a sorte do mundo", disse. Lula ainda fez uma brincadeira ao "ensinar" aos alunos o que é uma jaca. 

Neste domingo, 3,9 milhões de estudantes fazem a primeira prova do Enem em busca de uma vaga em cursos universitários. O exame, que avalia o aluno que conclui o ensino médio, acabou se tornando a principal porta de entrada para o ensino superior no país. A prova é aplicada em duas etapas, neste domingo e no próximo (12), em 1.750 municípios do país.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.