COP30 terá mais policiais e ar-condicionado após reclamações da ONU
Casa Civil reconhece falha no serviço de climatização e anuncia reforço de segurança após confusão com ativistas
Brasília|Lis Cappi, do R7, enviada especial a Belém
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O governo brasileiro decidiu melhorar a infraestrutura da COP30, com aumento de policiais e instalação de mais equipamentos de ar-condicionado para ventilar os espaços de discussão entre autoridades mundiais em Belém.
As adequações foram anunciadas pela Casa Civil dias após um protesto nas dependências do espaço que recebe a COP30. Na terça-feira (11), um grupo de manifestantes tentou acessar a Zona Azul — área restrita a representantes de países.
leia mais
O comunicado confirma que os ajustes atendem a uma recomendação da ONU (Organização das Nações Unidas) feita na quarta-feira (12). A entidade enviou uma carta à presidência da COP reclamando da estrutura do evento e cobrando melhorias.
“Todas as solicitações da ONU têm sido atendidas”, diz trecho do comunicado da Casa Civil. Segundo a pasta, serão implementadas as seguintes melhorias:
Reposicionamento e ampliação de forças
- Ampliação do espaço intermediário entre as Zonas Azul e Verde para aumentar a prevenção de incidente semelhantes.
- Ação conjunta da Força Nacional e Polícia Federal nesse espaço.
- Fortalecimento do perímetro com instalação de gradis, barreiras metálicas e estruturas de contenção adicionais em pontos vulneráveis.
Climatização dos espaços
- Instalação de novos aparelhos de ar-condicionado nas tendas.
- Unidades adicionais do modelo sprint nas salas com falhas de climatização.
Correção na estrutura
- Não houve alagamento do local do evento, e sim ocorrências localizadas, como goteiras;
- Vazamentos foram causados por rompimento de calhas no Mídia Center e Posto de Saúde 2, que já foram prontamente reparados, com substituição e vedação das estruturas.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp














