Internauta flagra carro transportando bicicletas compartilhadas de Brasília
Secretaria de Governo disse que não há registro de furtos
Brasília|Do R7

Uma moradora do Distrito Federal flagrou algo, no mínimo, inusitado. Em uma postagem no Facebook da Record Brasília, Ana Carolina Rodrigues mostrou o registro feito nesta semana na área central de Brasília, em que um carro carrega duas bicicletas do programa Bike Brasília.
Questionada pelo R7 DF, a Segov-DF (Secretaria de Governo do Distrito Federal) respondeu que não há nenhum furto registrado desde maio, período em que oprograma Bike Brasília teve início. A Segov-DF ainda informou que o usuário pode usar as laranjinhas como bem entender e que, neste caso, o usuário pode ter escolhido pedalar em um local longe.
Ainda em resposta, a Secretaria reforçou que este não é o objetivo do Bike Brasília. O programa visa privilegiar o curto deslocamento e a rotatividade (beneficiando vários usuários). Se alguém utiliza a bicicleta por 4 ou 5 horas, por exemplo, terá de pagar o valor adicional.
Especialista descobre falha em aplicativo do Bike Brasília
O programa
Em andamento desde o final do mês de maio, o programa Bike Brasília já tem mais de 40 mil pessoas cadastradas. O programa que disponibiliza bicicletas à população do DF por uma taxa anual de R$ 10 parece ter tido boa aceitação.
As bikes podem ser usadas gratuitamente por uma hora. A gratuidade é assegurada por mais de uma vez em um mesmo dia, desde que seja respeitado um intervalo mínimo de 15 minutos para a retirada da bicicleta pelo mesmo usuário. São cobrados R$ 5 por cada hora excedente caso a bicicleta seja devolvida após uma hora de uso.
Até o final de julho, serão 30 estações instaladas no Plano Piloto, região central de Brasília, e mais de 300 bikes para uso. Até o final de julho as bicicletas já foram utilizadas mais de 35 mil vezes.














