Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Inventaram uma mentira e eu só tenho gratidão ao trabalho dos bombeiros, diz Lula

Presidente rebateu informação de que teria criticado atuação dos profissionais em meio aos incêndios florestais

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

Lula diz ter gratidão e admiração pelo trabalho dos bombeiros Ricardo Stuckert/PR - 17.09.2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou as redes sociais, nesta quarta-feira (18), para afirmar que não criticou o trabalho do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal em meio aos incêndios florestais que assolam o país. “Inventaram uma fala minha e agora estão criando falsas polêmicas. Para deixar claro: só tenho gratidão e admiração pelo trabalho dos brigadistas, da Defesa Civil e dos Bombeiros de todo o Brasil no combate aos incêndios. Precisamos dar a eles mais condições de trabalho”, disse.

Leia mais

A publicação de Lula carrega também um link que contém uma nota, elaborada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. “Infelizmente segue a prática por alguns veículos de imprensa de atribuir falas e opiniões ao presidente da República, baseadas em fontes anônimas e sem checagem. É uma prática que muitas vezes produz desinformação”, diz o texto.

“Para não ter dúvida: desde o início dos incêndios o presidente da República tem enaltecido a importância e bravura dos Bombeiros, dos brigadistas e da Defesa Civil nos estados e municípios no intenso, arriscado e difícil trabalho de combate ao fogo. E tem defendido publicamente a necessidade de melhores condições e reforçar o efetivo dos bombeiros no Brasil diante do enfrentamento de emergências climáticas”, finaliza.

O comunicado foi divulgado após uma reportagem de um veículo de imprensa apontar que Lula estaria irritado com suposta inércia dos bombeiros na capital federal, após ter feito sobrevoo ao Parque Nacional de Brasília, que está em chamas. O episódio levou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, a criticar o presidente nas redes sociais.


“Infelizmente, o presidente, como morador transitório de Brasília, deve estar preocupado em explicar a incapacidade e precariedade dos órgãos federais em regiões onde devia ser mais presente. Desleixo inclusive com o Parque Nacional, que apesar de ser uma área federal, segue ignorado pelas autoridades federais, deixando o DF sozinho na empreitada de sua preservação”, afirmou Ibaneis.

O incêndio que atinge o Parque Nacional começou no domingo (15) e já atingiu pelo menos 2 mil hectares. Em coletiva de imprensa na manhã de terça-feira (17), o Corpo de Bombeiros explicou que o fogo estava controlado em dois focos principais em mata de galeria, mas ainda não totalmente extinto.

Atualmente, o país registra diversos focos de incêndios florestais, que atingem quase 60% do território, e a Polícia Federal fala de ação criminosa em parte deles. De acordo com dados do governo, 58% do território nacional foi afetado pela seca neste ano. Em cerca de um terço do país, o cenário é de seca severa. O grande volume de queimadas prejudica a qualidade do ar e tem pressionado, então, o sistema de saúde devido aos problemas respiratórios.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.