Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Investimentos para levar internet à Amazônia estão confirmados, diz Fábio Faria

As 27 capitais e o DF terão a tecnologia 5G disponível até o fim de 2022 e país será 'hub' de digitalização, afirma ministro

Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília

O ministro das Comunicações, Fábio Faria
O ministro das Comunicações, Fábio Faria O ministro das Comunicações, Fábio Faria

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, destacou nesta terça-feira (28), o projeto do bilionário Elon Musk, CEO da Tesla e fundador da SpaceX, que pretende ampliar o acesso à internet na Amazônia. A declaração do ministro foi feita durante o painel Telebrasil 2022, que discute a expansão da tecnologia 5G, a internet 3.0 e a sustentabilidade no setor de telecomunicações. "Vamos conectar estradas, rodovias e todas as escolas do Brasil, já estamos na quarta fase do programa Norte Conectado para conectar toda a Amazônia, e os investimentos já estão confirmados porque independem do setor público", disse.

O empresário sul-africano esteve no Brasil em maio para se encontrar com o presidente Jair Bolsonaro, políticos e empresários. Na ocasião, foi anunciada uma parceria para oferecer internet banda larga via satélite. Essa estrutura será usada para monitorar a floresta amazônica e oferecer internet a escolas em áreas rurais, segundo Faria.

Leia também: Guedes diz que Brasil vai entrar em ciclo de crescimento de 3% ao ano

De acordo com o ministro, 40 milhões de pessoas não têm acesso a internet de qualidade no Brasil. Faria diz que o leilão de 5G veio para preencher essa lacuna, especialmente para possibilitar a conexão em lugares mais remotos.

Publicidade

"Esse leilão do 5G virou um case mundial, e vários países estão copiando nosso modelo. Foi o primeiro grande leilão não arrecadatório, e somos o primeiro país a ter 5G operando. A meta é que neste ano as 27 capitais e o Distrito Federal estejam conectados, o que vai fazer com que o Brasil vire um hub de digitalização", finalizou. 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, também estiveram na abertura do evento. Além deles, participam do painel os presidentes das principais operadoras e fabricantes de equipamentos de telecomunicações.

Publicidade

Crescimento de 3% ao ano

O ministro da Economia, Paulo Guedes
O ministro da Economia, Paulo Guedes O ministro da Economia, Paulo Guedes

Em sua fala no evento, Paulo Guedes disse que o Brasil pode entrar em um ciclo de crescimento de 3% ao ano pelos próximos dez anos. "O Brasil está no início de um longo ciclo de crescimento, se tivermos a capacidade de manter o caminho da prosperidade. [São] 98,8 milhões de brasileiros trabalhando, com guerra e pandemia, o Brasil reagiu fulminantemente à crise", afirmou.

Segundo o ministro, com a guerra na Ucrânia, o governo está adotando a mesma estratégia usada na pandemia, com "medidas em camadas". Primeiro vieram os cortes de tributos. Agora, com maiores efeitos do conflito, serão liberados os repasses diretos à população. Guedes diz que o governo está repassando esses ganhos à população "dentro da filosofia liberal".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.