Rússia x Ucrânia

Brasília Itamaraty anuncia abertura de postos de atendimento a brasileiros na Ucrânia e na Moldávia

Itamaraty anuncia abertura de postos de atendimento a brasileiros na Ucrânia e na Moldávia

Pasta não informou, entretanto, quando os postos estarão operando nem o endereço dos locais de atendimento

  • Brasília | Carlos Eduardo Bafutto, do R7, em Brasília

Embarque de pessoas que tentam deixar a Ucrânia de trem

Embarque de pessoas que tentam deixar a Ucrânia de trem

Dimitar DILKOFF / AFP - 1.03.22

O Itamaraty anunciou na noite desta terça-feira (1º) que vai abrir dois postos de atendimento consular para auxiliar brasileiros que tentam deixar a Ucrânia. De acordo com o MRE (Ministério das Relações Exteriores), será aberto um posto consular na cidade de Lviv, na Ucrânia, e outro em Chisinau, capital da Moldávia. Os dois locais têm grande fluxo de pessoas que tentam deixar o território ucraniano.

Segundo o MRE, por força da deterioração da situação de segurança em Kiev, embaixadas de vários outros países têm igualmente estabelecido missões de apoio fora da capital da Ucrânia, sobretudo em Lviv. A pasta não informou, entretanto, quando os postos estarão operando nem tampouco o endereço dos locais de atendimento.

De acordo com o MRE, os postos de atendimento em Lviv e Chisinau complementam as medidas de apoio aos brasileiros, de confecção de documentos de viagem e de retirada de cidadãos brasileiros do território ucraniano.

Em nota divulgada na noite desta terça-feira (1º) o MRE informa que "em casos de emergência, o plantão consular brasileiro pode ser contatado pelo número de telefone +55 61 98260-0610. Ademais, a Embaixada em Kiev continua transmitindo orientações por meio de mensagens em seu site (kiev.itamaraty.gov.br), em sua página no Facebook (https://www.facebook.com/Brasil.Ukraine) e em grupo do aplicativo Telegram (https://t.me/s/embaixadabrasilkiev)."

Últimas