Jovens empreendedoras do DF quebram barreiras e entram em mercado dominado por homens
Irmãs inauguram loja de cervejas especiais em Brasília e se tornam protagonistas no setor
Brasília|Carol Oliveira, do R7

Ao entrar em uma loja de cervejas especiais, o cliente, movido pelo estereótipo, espera ser atendido por um homem ou uma pessoa mais velha. Mas no Distrito Federal, quando o brasiliense visita uma loja especializada nas bebidas, de depara com um cenário diferente. Duas jovens, com caras de meninas e estilo desprendido comandam o estabelecimento. O protagonismo das irmãs Amanda e Fernanda Gomes, de 24 e 22 anos, já surpreendeu clientes.
— Um cliente nosso chegou aqui e disse: “A gente sempre espera chegar em uma loja de cervejas e encontrar um cara barbudo e aí eu entro aqui e encontros duas 'minas'”, relata Fernanda Gomes, que deixou a publicidade para entrar de cabeça no ramo cervejeiro.
Movidas pelo gosto de ter o próprio negócio, as irmãs se tornaram empresárias e inauguraram uma loja de cervejas no Sudoeste, no dia 27 de fevereiro. A ideia inicial foi de Fernanda, que não queria mais lidar com a rotina pesada e cansativa das agências de publicidade. Prestes a se formar, ela quer empenhar os conhecimentos de marketing e planejamento no seu negócio. Amanda, recém formada em Nutrição, encarou o desafio para dar apoio à irmã.
O momento crucial das duas foi a escolha sobre que tipo de negócio iriam tocar. Com conhecimento básico em cervejas especiais, as duas concordaram em administrar uma franquia cervejeira.

O mercado dominado por homens estranhou e celebrou o interesse de duas jovens no assunto.
— O dono da franquia achou super legal que duas meninas tenham se interessado por isso. De todos os franquiados, existem duas mulheres, que fazem casal com os maridos. Só nós duas que somos mulheres, conta Fernanda. As irmãs foram novidade até nos aparatos da franquia.
— Eles falaram “Olha, não temos uniformes femininos”, relata Amanda.
Apesar do desafio, as duas querem provar que as mulheres estão preparadas para encarar qualquer novidade. Por enquanto, recebem dicas e apontamentos de especialistas em cervejas, mas e, breve, querem ter conhecimento suficiente para escolher os próprios rótulos.
Elas pretendem fazer um curso de sommelier (profissional responsável pela escolha, compra, recebimento, guarda e prova de vinho ou cerveja antes que seja servido ao cliente). Mas quem gosta de degustar uma boa cerveja já pode pedir conselhos a Fernanda a Amanda. Simpáticas, elas sabem agradar o paladar do cliente.













