JR Entrevista: 'Sistema tributário brasileiro é extremamente injusto', diz presidente do Conselho do Sesi
Para Vagner Freitas, o Brasil precisa tributar quem não é tributado; 'Essa deve ser a síntese da reforma', afirma
Brasília|Do R7, em Brasília
O presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), Vagner Freitas, é o convidado desta quarta-feira (28) do JR Entrevista, que vai ao ar nesta quarta-feira (28), às 19h30. Ao jornalista Luiz Fara Monteiro, Freitas disse que o sistema tributário brasileiro é extremamente injusto. "O trabalhador brasileiro é tributado quando recebe o salário e ele é tributado quando compra o produto", afirma. "Um quilo de farinha para um trabalhador é muito mais caro que um quilo de farinha para um bilionário", acrescenta.
Sobre a tramitação da reforma tributária no Congresso Nacional, Freitas afirmou que este é o melhor momento. "Eu tenho visto o governo falar que será uma reforma em duas etapas. O que o Brasil precisa fazer mesmo é tributar quem não é tributado. O presidente da República diz que tem que incluir os pobres no orçamento e fazer quem não paga imposto de renda pagar imposto de renda. Eu acho que essa deve ser a síntese da reforma", argumenta.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Segundo Vagner Freitas, o Brasil passa por um processo de crescimento econômico e controle inflacionário. "As agências internacionais têm avaliado positivamente o início do novo governo. Eu acho que você tem hoje uma classe industrial preparada para que a indústria seja a ponta do desenvolvimento do Brasil. Uma classe operária também", avalia.
Reindustrialização do Brasil
O presidente do Conselho do Sesi afirma ainda que o país precisa passar por um processo de reindustrialização. "Ou se reindustrializa o Brasil, ou o Brasil será relegado ao segundo ou terceiro plano. Nós vamos continuar mandando pra fora produtos não manufaturados e comprando produtos manufaturados. Quando se fala em reindustrializar é isso", afirma.