Justiça proíbe tarado da UnB de se aproximar do campus da universidade
Polícia explica que legislação não permite prender provisoriamente o rapaz
Brasília|Do R7, com TV Record Brasília

A Polícia Civil do Distrito Federal divulgou, neste sábado (21), que o TJDF (Tribunal de Justiça do Distrito Federal) expediu uma medida cautelar que impede o tarado da UnB (Universidade de Brasília) de se aproximar do campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte.
Isso porque o morador de rua, identificado como Renato Pereira dos Santos, é acusado de avançar seminu contra alunas e professoras nas imediações do prédio do Instituto Central de Ciências, na última terça-feira (17).
Pai justiceiro e marcha contra corrupção são os destaques da semana no DF
O delegado Laércio Rosseto explica que a polícia não pode prender o suspeito provisoriamente porque os crime dos quais ele é acusado são de menor potencial ofensivo. Por isso, a alternativa foi pedir a medida cautelar contra ele.
— Ele está proibido de acessar, frequentar e se aproximar do campus. Nós tomamos essa medida e conseguimos mostrar para o Judiciário a necessidade dessa determinação. A legislação não permite a prisão provisória nesse caso. Mas, se ele desobedecer essa medida judicial, o juiz pode decretar a prisão.
Na última quinta-feira (19), a direção da Universidade pediu novamente a prisão dele. A decisão foi tomada depois que professores e alunos do Departamento de Artes Visuais resolveram paralisar as aulas em protesto contra os ataques do morador de rua.
Renato já chegou a ser preso, mas seguranças da UnB reclamam que ele costuma ser solto porque, para a polícia, ele não oferece perigo de maior potencial à comunidade. A reitoria da UnB entregou à Polícia Federal um ofício com as ocorrências registradas que envolvem o tarado.
Segundo informou a Secretaria de Comunicação da UnB, não há previsão do reinício das aulas no Departamento de Artes Visuais, mas elas poderão ser retomadas nesta segunda-feira (23) caso alunos e professores entendam que há segurança para circular pelo campus.
A insegurança no campus Darcy Ribeiro na Asa Norte é motivo de muita reclamação de servidores, professores e alunos. Além da ação de bandidos, eles reclamam da falta de manutenção nas áreas verdes e da fraca iluminação.















