Lewandowski destaca integração policial ao divulgar balanço de operação contra abuso infantil
Na ação, os policiais prenderam 55 suspeitos em flagrante e cumpriram 182 mandados de busca
Brasília|Rafaela Soares, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O ministro Ricardo Lewandowski destacou a importância da integração entre as forças policiais nacionais, estaduais e locais durante a megaoperação realizada nesta quarta-feira (8), em todos os estados, contra o abuso sexual de crianças e adolescentes.
Segundo ele, o governo chegou à conclusão de que, em um país continental como o nosso, com tantas diferenças regionais, peculiaridades e especificidades, as forças nacionais e locais, sozinhas, não conseguem combater a criminalidade.
“É preciso uma conjugação de esforços, o compartilhamento de inteligência — como foi feito até agora — e o desencadeamento de operações conjuntas e coordenadas”, afirmou o ministro.
Veja mais
Segundo o balanço divulgado pelo ministro, até o momento foram:
- 55 prisões
- 2 apreensões de menores
- 3 vítimas resgatadas
- 890 policiais, entre federais e estaduais
“O ponto que me parece importante e relevante, e vai ao encontro da atuação do MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), é justamente a promoção da integração entre as forças federais e estaduais, a partir da detecção de diversos casos de abuso contra esses seres indefesos.”
Outro ponto destacado por Lewandowski foi o “Sistema Rapina”, desenvolvida pela Polícia Federal, que além de combater ataques cibernéticos contra crianças e adolescentes, o software pode ser usado para investigar delitos como lavagem de dinheiro e divulgação de fake news, entre outros.
“Ela é uma ferramenta muito avançada, que inclusive está sendo colocada à disposição de outros países. Já temos um convênio com Portugal. Esse instrumento patrulha permanentemente o mundo virtual para detectar abusos contra crianças e adolescentes.”
O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, ressaltou os números da corporação.
“Só no ano passado, nós cumprimos 1.630 mandados contra abusadores de crianças e adolescentes. Neste ano, já realizamos mais de 700 operações nessa área, atuando de forma permanente”, afirmou.
Guardiões da Infância
Além disso, ele ressaltou o projeto “Guardiões da Infância”, um programa da Polícia Federal voltado à prevenção de situações de exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes em ambiente virtual.
Com atuação em escolas públicas e particulares de todo o Brasil, a iniciativa alerta crianças, adolescentes, pais e professores sobre os cuidados necessários para garantir um ambiente seguro na internet, além de ensinar como agir em situações suspeitas ou confirmadas de abuso sexual infantojuvenil.
“Nós atuamos com os pais, alunos, crianças, professores, com toda a comunidade, atingindo uma grande gama de pessoas por meio de treinamentos, capacitações e orientações, para que possamos realizar o que é fundamental: a prevenção”, afirmou.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
