Líder do governo diz que tarifaço de Trump é ‘inaceitável’ e que Câmara deve reagir
José Guimarães destacou impacto a setores da economia e disse que grande parte dos líderes de partidos criticam aumento de 50%
Brasília|Do R7

O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou nesta quinta-feira (10) que o tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos ao Brasil é “inaceitável”, e que a Casa deverá reagir à mudança.
“Evidentemente, isso é inaceitável. Vários setores atingidos por essa medida estão se manifestando”, disse.
Segundo o político, as críticas foram reforçadas pela maioria dos líderes partidários, com exceção do PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Há um consenso de vários líderes dizendo que isso é inaceitável, essa decisão do governo americano. E, evidentemente, nós vamos reagir”, destacou.
A forma de resposta ainda está sendo avaliada por lideranças e depende do aval do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Uma das alternativas levantadas por representantes de partidos é de que a Casa se manifeste contra as tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Essa possibilidade ainda não foi confirmada.
Conforme apurou o R7, essa possibilidade de posicionamento será discutida com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para um eventual comentário em conjunto pelo Congresso.
De outro lado, deputados do PL têm culpado o governo Lula pela reação norte-americana e atribuem a necessidade de busca por alternativas ao Planalto.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
