Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Líder do PT pede ao STF que investigue Tarcísio por obstrução de Justiça

Governador teria consultado ministros do STF para que Bolsonaro viajasse aos EUA

Brasília|Rute Moraes, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News
Líder do PT pediu ainda que o caso relacionado a Tarcísio seja apensado ao processo sobre golpe de Estado Pablo Jacob/Governo do Estado de SP - 09.07.2025

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), acionou o STF (Supremo Tribunal Federal) nesta sexta-feira (11) pedindo que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), seja investigado por suposta obstrução de Justiça.

A ação de Farias acontece após alguns veículos de imprensa noticiarem que o governador teria consultado ministros do STF pedindo autorização judicial para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) viajasse aos EUA para um encontro com o presidente americano, Donald Trump.


A ideia seria de que Bolsonaro articulasse uma “pacificação” após Trump anunciar tarifa de 50% a produtos brasileiros exportados aos EUA.

LEIA MAIS

Procurada pelo R7, a equipe de Tarcísio não retornou até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestação.


“Tarcísio não apenas expressou a chantagem — ele teria atuado para materializá-la. Ainda que não tenha formalizado o pedido, o simples contato institucional revela disposição de violar a legalidade, pressionar a Corte Suprema e fragilizar o processo penal em curso”, sustentou Farias.

O presidente americano fez o anúncio na quarta-feira (9), sob justificativa de que há desvantagem comercial entre os dois países, suposta censura promovida pelo STF a redes sociais americanas e que Bolsonaro estaria sofrendo perseguição política.


Bolsonaro é um dos réus no STF por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Ele está com o passaporte apreendido, portanto, está proibido de deixar o Brasil. No pedido ao STF, Farias ainda pede que a investigação sobre Tarcísio seja incluída na ação sobre a tentativa de golpe.

O líder do PT ainda pede que o Ministério Público seja notificado formalmente sobre os “indícios de condutas criminosas” atribuídos ao governador, especialmente com relação aos possíveis crimes de obstrução da Justiça, colaboração com organização criminosa transnacional e abuso de autoridade.


Por fim, Farias pediu que a PGR (Procuradoria-Geral da República) se manifeste com urgência sobre outro pedido feito pelo parlamentar para que Bolsonaro use tornozeleira eletrônica.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.