Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Lula defende cooperação entre Sul Global para diminuir ‘desvantagem’ no setor espacial

Declaração foi dada nesta terça-feira pelo presidente durante agenda em Santiago, capital do Chile

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

Lula defende setor espacial Ricardo Stuckert/PR - 05.08.2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta terça-feira (6), que o setor espacial é uma das áreas em que a desigualdade entre os países “é mais gritante” e defendeu a cooperação entre as nações do Sul Global para diminuir o que chamou de “desvantagem”.

Leia mais

“Apesar de sua importância, o setor espacial é uma das áreas em que a desigualdade entre os países é mais gritante. Controle de exportação de componentes e insumos tecnológicos, restrições de acesso e limitações financeiras impactam desmensuradamente o Sul Global. Quando se trata de tecnologia, a prática corrente do mundo desenvolvido costuma ser correr ao topo, e como diz o economista, chutar a escada para que os outros não a alcancem”, afirmou Lula.

“A cooperação entre os países do Sul tem potencial para reverter essa desvantagem. Juntos, poderemos multiplicar a capacidade de erguer as nossas próprias escadas. Mas para que os benefícios do desenvolvimento espacial sejam compartilhados por todos, é imprescindível que sejam fomentados em marco sólido de políticas públicas. Os devaneios de bilionários, que preferem colonizar Marte a cuidar da Terra, não substitui a ação e a orientação do estado”, completou.

As declarações foram dadas por Lula durante cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Centro Espacial Nacional, em Santiago, capital chilena. De acordo com o governo brasileiro, “o projeto científico e tecnológico de inovação espacial busca impulsionar o desenvolvimento da tecnologia no Chile, a fabricação de satélites e laboratórios de processamento de dados, o que permitirá reforçar a colaboração científica entre Brasil e o Chile”.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.