Lula agradece diretor-geral da OMS após mensagem de reconhecimento ao SUS
O Sistema Único Brasileiro completou 35 anos nesta sexta (19); Tedros usou o modelo brasileiro para defender acesso amplo e autossustentável
Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais neste domingo (21) para agradecer o reconhecimento feito pelo diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom Ghebreyesus, ao SUS (Sistema Único de Saúde), que completou 35 anos na última sexta-feira (19).
“Obrigado pelo reconhecimento ao nosso SUS e pelo trabalho incansável da OMS em defesa da saúde global”, escreveu Lula. O presidente também afirmou que o SUS “é fruto da luta do povo brasileiro e um patrimônio que seguiremos fortalecendo para oferecer cuidado e dignidade para todos e todas”.
A mensagem é resposta a uma publicação anterior de Tedros, que parabenizou o Brasil pelos 35 anos de SUS.
“Esse modelo de cobertura universal de saúde tem, há décadas, oferecido acesso a todos a uma ampla gama de serviços de saúde. E demonstra que, por meio da tributação, os sistemas de saúde podem ser autossustentáveis“, escreveu o diretor-geral da OMS.
SUS
Criado em 1988, o SUS é considerado um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, oferecendo atendimento universal e gratuito.
Na última sexta (19), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou serviços do SUS, como a produção e distribuição de vacinas em unidades básicas de saúde (UBS) e os tratamentos especializados, incluindo transplantes, hemodiálise, cuidados oncológicos e reabilitação.
“Hoje, o SUS é descentralizado, municipalizado e participativo. [...] Temos atendimento específico a pessoas em situação de rua, comunidades indígenas, unidades rurais, ribeirinhas e quilombolas em todo o Brasil e na rede de apoio psicossocial”, destacou Padilha.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
